Valorização de imóvel: 15 fatores que o torna atrativo

Descubra fatores que fazem a diferença na aquisição de uma casa ou apartamento

18/04/2022min de leitura

A valorização de imóvel é algo 100% importante para a aquisição/venda do mesmo, porém é feita por muitos de forma inconsciente, e por isso, muitas vezes é pouco avaliada. Mas, afinal, se você ainda está se perguntando “o que é isso, para que e o que avaliar?”, te explicamos já:

Em suma, trata-se do processo em que o valor de mercado de um imóvel, seja para empreendimentos comerciais ou residenciaisaumenta quando comparado ao valor inicial. Diversos são os fatores que ocasionam essa valorização, e é justamente isso que você verá a seguir! Boa leitura.

Antes, você precisa mesmo entender a importância da valorização de imóvel

De antemão já lhe explicamos brevemente o que é a valorização do imóvel, o que na verdade, é um tanto óbvio. O que as pessoas não entendem realmente, é a importância disso:

1- Quando resolvem vender ou alugar um imóvel, ter esses fatores em ordem é o que contribuirá para uma venda de sucesso, trazendo diversos benefícios e atraindo mais interessados, com boas propostas.

2- Quando decidem comprar um imóvel, muitos não prestam atenção em fatores cruciais que devem ser observados antes de fechar o negócio. Com isso, não conseguem avaliar o valor real e justo pela aquisição. Ou seja, se achar caro, reflita sobre os fatores que valorizam aquele imóvel. Assim como a valorização que está ausente e você precisará correr atrás para otimizar algumas coisas, podendo negociar para que o preço reduza.

Além do mais, o mercado está em constante mudança e com ele, a variação dos preços. Mais um motivo para estar por dentro das valorizações e do mercado imobiliário.

Sendo assim, vamos aos indispensáveis fatores? Listamos desde os mais simples até os mais complexos, que são em grande parte levados em consideração por corretores, engenheiros e arquitetos:

Fatores externos que valorizam o imóvel

Localização:

Todos sabem que a região onde fica o imóvel e o que tem ao seu redor influencia muito no valor, não só pela proximidade com bairros nobres ou comércios atrativos, mas também pelas necessidades do morador e pela segurança do lugar.

Dessa forma, é preciso entender se o imóvel fica em uma região com boa infraestrutura de comércio e serviços, além de saber se há previsão de desenvolvimento do bairro. Afinal, estabelecimentos no entorno, como padarias, mercados, escolas, clínicas e hospitais proporcionam mais comodidade.

Aliás, já falamos por aqui um pouco sobre alguns dos melhores bairros de Campinas, onde contém imóveis (casas, condomínios e apartamentos) de ótimas qualificações. Você pode conferir um pouco sobre: Taquaral, Alphaville, Nova Campinas, Cambuí e Sousas.

Áreas verdes:

Assim como a localização é essencial, é interessante que nela contenha pelo menos um pouco de área verde, pois a natureza é uma das grandes vantagens ao se adquirir um imóvel, incluindo praças e parques. Afinal, espaços com árvores e plantas oferecem qualidade de vida e beleza.

Vista do imóvel:

A valorização também conta com a vista, que pode acabar diferenciando, inclusive, os valores de imóveis pertencentes ao mesmo prédio, considerando os diferentes ângulos dos apartamentos. Afinal, é muito mais agradável contar com uma vista do pôr-do-sol do que de um estacionamento, por exemplo. 

Regularização da documentação:

Inegavelmente, um imóvel valorizado também depende de uma análise além do local em si, e indo literalmente, para o papel. Ou seja, estar a par de toda a documentação do imóvel no processo de compra para a garantia de um bom negócio.

Do contrário, caso haja taxas e impostos em atraso, por exemplo, desvalorizará o imóvel. Por isso, é fundamental verificar se há alguma dívida antes de confirmar a transação. Certifique-se de que a residência não apresenta nenhuma pendência na prefeitura e se o imóvel não está incluso em algum processo de inventário. O gasto com documentos pode ser alto, por isso é importante garantir que esteja tudo em ordem.

Só para exemplificar, apartamentos com cobertura, nem sempre possuem autorização para a área construída na parte superior. Isso pode gerar despesas futuras com a correção do IPTU e multas da prefeitura. Sendo assim, é importante estar ciente de como funciona as leis do mercado imobiliário e demais regras.

Fatores internos para a valorização de imóvel

Tamanho do imóvel:

O é um grande influenciador no valor do imóvel, mas engana-se quem pensa que quanto maior, mais caro: via de regra, os imóveisnovos e menores, costumam ter o preço do m² mais caros do que os imóveis novos e maiores.

Mas a valorização não se prende somente a isso: com o isolamento e os novos formatos de trabalho devido ao Covid, o tamanho dos ambientes em si, fará toda a diferença, especialmente aqueles que oferecem um espaço exclusivo para estudos ou trabalho, que chamam mais atenção. Confira a recente pesquisa sobre isso, na Exame.

Estrutura:

Quando falamos de estrutura, nos referimos também a questões “invisíveis” aos moradores: para conseguir instalar equipamentos, como ar condicionado, por exemplo, é preciso que o imóvel tenha estrutura adequada, como pontos elétricos em lugares estratégicos, ponto de aspiração central, carga de energia, etc. Além disso, uma tendência atual é a automação de persianas e iluminação, e para isso, é necessária uma estrutura que possibilite a instalação.

Segurança:

Acima de tudo, não adianta nada adquirir um imóvel perfeito, se este não garante a segurança de todos! Para isso, sistemas de alarme, monitoramento por câmeras e portarias, por exemplo, são ótimos recursos para garantir a segurança, e consequentemente, valorizar o imóvel, seja dentro ou fora de condomínios.

Sim, armários auxiliam na valorização de imóvel:

Certamente um imóvel mobiliado facilita e oferece diversas vantagens ao novo morador, mas nem sempre isso é possível. Por isso, quando nos referimos aos armários, a grande maioria são aqueles que já estão embutidos, ou caso não tenha, é interessante avaliar a possibilidade de colocação. São estes: armários de cozinha, gabinete da pia, armário de guarda-roupa, etc.

Isso porque, alguns móveis podem ser mais difíceis de adaptar a um novo ambiente, seja pelas medidas do cômodo ou a posição dos encanamentos, por exemplo. Por isso, muitos inquilinos dão preferência para imóveis que contem com essa facilidade.

Móveis do banheiro:

Assim como os armários fazem a diferença, no banheiro os móveis também se tornam um atrativo: os básicos, como vaso sanitário, pia e chuveiro, não podem ser deixados de lado, oferecer automações ou pelo menos uma opção de boa qualidade já contribuirá. Mas para valorizar o imóvel ainda mais, dar uma atenção maior é essencial, como colocar gabinete de pia, box de qualidade, etc.

Pisos e paredes:

Anteriormente falamos sobre as condições do imóvel, e dessa forma é importante que pisos e paredes estejam apresentáveis, mas aqui destacamos também a qualidade dos mesmos, indo além da aparência, como por exemplo, o piso aquecido, resistência, durabilidade, etc. Sendo assim, o mesmo vale para:

Portas e janelas:

A valorização do imóvel com portas e janelas vai além da estética, tendo o foco na funcionalidade, facilidade e segurança, permitindo também a boa circulação de ar e a entrada de luz natural. Por isso vale conferir seu estado e funcionamento para abrir e fechar, incluindo o uso de chaves.

Condições do imóvel:

Obviamente, para a venda, compra ou aluguel do imóvel, é essencial que o mesmo esteja em condições minimamente habitáveis, tanto esteticamente, quanto funcionalmente. Alguns proprietários pensam que não tem problema deixar alguma melhoria para o novo morador realizar, negociando entre ambos, no entanto, não é o recomendado.

Rachaduras e umidades, por exemplo, não impedem do morador viver ali e satisfazer suas necessidades diárias, mas convenhamos que, além de não pegar bem para o fechamento da venda/aquisição, ninguém quer comprar um imóvel e ter que se preocupar com reformas e demais burocracias.

Dessa forma, o estado de conservação é extremamente relevante na definição do valor do imóvel e atratividade. Portanto, além do visual,informe-se sobre o que não pode ser visto, como a parte elétrica e hidráulica.

Isso nos leva ao próximo fator que valoriza uma casa ou apartamento:

Reparos e manutenção:

Como já dito anteriormente, caso alguns dos móveis ou demais fatores não estejam conforme o desejado, o ideal é realizar reparos e manutenções. No entanto, independentemente disso, o importante é a realização de manutenções preventivas para conservar o imóvel e evitar problemas futuros. Afinal, entregá-lo com alguma irregularidade só causará dores de cabeça futuras para todos os envolvidos.

Estrutura do condomínio e áreas de convivência:

Caso o imóvel pertença a algum condomínio, seja de casas ou edifícios, toda a estrutura externa que o envolve também é um grande aliado para sua valorização.

Principalmente hoje, cujo moradores de condomínios estão prezando por estruturas mais completas, oferecendo áreas de convivência, como playground, salões de festas, churrasqueiras, áreas gourmet, academia e piscinas, por exemplo.

Vale lembrar que esses atrativos também podem surgir como diferenciais em um imóvel sem ser condomínio.

Por tanto, não deixe de utilizar essas atratividades como divulgação ao seu favor! Aliás, isso também nos leva ao próximo fator de muita busca e necessidade pelos moradores:

Vaga de garagem:

Apartamentos ou casas com garagem coberta também é uma ótima maneira de valorizar o imóvel, já que é um dos primeiros questionamentos realizados pelos compradores.

Afinal, muitos hoje em dia possuem carro, além da possibilidade de receber visitas e poder oferecer um local seguro.

E como bônus, você ainda consegue valorizar também o carro, protegendo-o e o conservando.

Reduza os riscos na valorização de imóvel

Se você é proprietário e deseja vender ou alugar seu imóvel, pôde perceber que, saber como valorizar e quanto valoriza um imóvel é um processo de diversas etapas. Com isso, contar com o auxílio de um profissional do mercado imobiliário é essencial, assim você evita riscos e problemas.

Aliás, proprietário, se precisar de ajuda para anunciar o seu imóvel nós podemos te ajudar! Descubra aqui como vender de maneira rápida, simplificada e valorizada.

Assim como, se você está em busca de um novo lar para morar e deseja comprar ou alugar um imóvel, contando com a ajuda de profissionais e buscando imobiliárias de confiança, você consegue encontrar opções de imóveis bem valorizados e a preços atrativos.


Estes foram alguns dos fatores que muitos não dão a devida atenção e, apesar de simples e até óbvios, juntos fazem toda a diferença. Portanto, fique atento a cada um deles antes do fechamento!

Com anos de experiência especializada no Mercado Imobiliário, somos uma empresa com sensibilidade para entender as necessidades dos clientes, oferecendo uma experiência singular. Tem dúvidas ou precisa de ajuda? Fale conosco!

Dica de conteúdo extra pra te ajudar: Além da valorização do imóvel, também é muito importante que você entenda os índices de valorizaçãopara lhe auxiliar na negociação. Você sabe o que é, e sabe como analisar todos? Confira nosso artigo completo aqui! 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa