Aluguel para universitário: saiba como escolher

Precisa se mudar de cidade e alugar um imóvel devido a faculdade? Com certeza essas dicas de aluguel para universitários irão te ajudar. Confira!

26/12/2022min de leitura

É comum que estudantes, ao terminar o ensino médio, ingressem em faculdades fora de sua cidade e tenham que se mudar. Dessa forma começa a procura por casas ou apartamentos para alugar durante o período de graduação, porém é normal que surjam diversas dúvidas. Se você é uma dessas pessoas, essas dicas de aluguel para universitário irão te ajudar. Confira!

Escolha o tipo de imóvel

Você prefere uma casa com espaço aberto, pátio, jardim, estacionamento ou um apartamento que ofereça mais praticidade e comodidade? É a partir dessa pergunta que sua procurar pelo aluguel perfeito irá começar.

Muitas dúvidas surgem, pois, algumas pessoas ficam com medo de não conseguir arcar com os custos de uma casa, mas lembre-se que você sempre pode dividir as despesas morando com alguém, seja amigo, colega, ou qualquer pessoa de confiança que também procura uma pessoa para dividir as contas. Uma república estudantil pode ser uma boa opção para quem busca economia, porém deve-se ter cuidado para escolher condomínios que aceitem esse tipo de imóvel para universitários.

Mas se você prefere apartamento, deve-se pensar também em qual tipo! Kitnet? Flat? Loft? Reserve um tempo para pesquisar sobre e decidir qual é a melhor opção para você.

Porém, não acaba por aí! Há mais alguns fatores a serem considerados:

  • Quantos quartos precisa?
  • O local tem um espaço de estudos adequado?

Quanto está disposto a investir?

Independente de já ter sua fonte de renda ou contar com a ajuda da família, você precisa saber quanto poderá investir no aluguel.

Além do valor que pagará ao proprietário mensalmente, deve-se pensar também nos outros gastos, como água, luz, condomínio, garantia locatícia, entre outros.

Portanto, considerando tudo isso, o imóvel deve ser perfeito para você e para o seu bolso. Sempre terão casas e apartamentos de diversos valores e tamanhos, com certeza, um conseguirá atender a todas as suas expectativas e estará dentro da sua realidade financeira.

Escolha a localização

Esse é um ponto muito importante, pesquise bem qual localização seria mais interessante para você.

Um aluguel para universitário deve der próximo ao local das aulas. Dessa forma, primeiramente, simule quanto tempo levará do imóvel até a sua faculdade ou universidade, considerando também o meio de transporte que você usará. E não esqueça de incluir esse gasto nos valores que você irá investir nas suas despesas mensais.

Além disso, considere também a infraestrutura do bairro. A locação é próxima de supermercados, farmácias, e outros serviços que serão importantes para você?

Não se esqueça de pensar na segurança, principalmente se gosta de caminhar a pé pelo bairro ou precisará passear com seu animal de estimação.

Estrutura do imóvel e do condomínio

Quando estiver fazendo a sua pesquisa, avalie o que a casa ou apartamento tem a te oferecer, e o condomínio se for o caso.

Garagem, serviço de portaria ou salão de festas, por exemplo, são fatores que deixam as mensalidades mais altas, mas que podem ser dispensáveis um imóvel para universitários, dessa forma você pode escolher um aluguel que não tenha essas coisas inclusas e, assim, economizar na mensalidade.

Quanto à estrutura do imóvel, verifique se está em bom estado para evitar dores de cabeça futuramente, como reformas e consertos. Veja se há rachaduras aparentes, pois elas podem indicar problemas na estrutura, ou alguma infiltração nas paredes ou no teto. Verifique se as tomadas funcionam normalmente, se o piso está em bom estado, e se as janelas não estão emperradas.

Você pode fazer um checklist próprio e revisar todos itens tranquilamente quando visitar o imóvel.

O que deve ter no contrato de aluguel para universitários?

Por fim, encontrou o imóvel ideal? Então é hora de preparar o contrato de locação e é preciso alguns documentos pessoais e informações para a elaboração dele, assim como qualquer contrato. São eles:

  • Nome completos do inquilino e proprietário;
  • Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Nacionalidade do inquilino e proprietário;
  • Endereço e contatos pessoais como telefone pessoal e e-mail de ambas as partes;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da imobiliária que intermediou o negócio, quando houver.
  • Valor acordado do aluguel e taxa de reajuste que será usada (IGP-M ou IPCA, por exemplo);
  • Período de vigência do contrato;
  • Valor da multa, caso o proprietário ou inquilino rescinda o contrato antes do previsto.

Não esqueça de revisar antes de assinar e de guardar uma cópia com você, caso haja qualquer imprevisto ou desacordo com o proprietário ou imobiliária.

Anotou todas as dicas?

Enfim, chegamos ao final das nossas dicas de aluguel para universitário. Pode parecer um pouco assustador e burocrático, principalmente para quem está alugando um imóvel pela primeira vez. Mas saiba que com a Novo Metro é muito mais prático, rápido e seguro! Com certeza você encontrara o imóvel perfeito para você que atenderá todas as suas expectativas nesses anos que serão tão importantes. Não hesite em procurar nossa ajuda!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":