Morar no Taquaral: um bairro completo com tudo o que sua família precisa

O bairro Taquaral é um dos mais tradicionais de Campinas, oferecendo condomínios com ótimas localizações e lazer de sobra!

23/02/2022min de leitura

Bem-estar e futuro garantidos é uma de suas promessas. Conheça o bairro Taquaral.

Se você é de Campinas, com certeza conhece essa famosa região. Mas e morar no Taquaral, você sabe como é? Um dos bairros mais tradicionais da cidade está entre os favoritos, pois conta com excelente infraestrutura e comodidade adequada a diversos tipos de família.

Portanto, se você está em busca de um novo lar e seus requisitos são: um bom condomínio, tranquilidade e agito ao mesmo tempo, segurança, lazer, futuro e natureza, essas são algumas das características muito valorizadas do bairro Taquaral. Agora, que tal conhecer tudo que a região tem a oferecer?

Localização

Com toda a certeza, localização é uma das vantagens de se morar no Taquaral. Ele fica na Zona Leste de Campinas, bem próximo ao Jardim Primavera, Bela Vista, Guanabara, Centro e Cambuí. Dessa forma, apresenta acessos rápidos para outras áreas e fácil locomoção. Com isso, um dos grandes privilégios também é poder andar a pé para alguns locais, como o parque.

Além da sua localização estratégica, a região é muito bem arborizada e segura, ideal para famílias. Aliás, que tal conhecer um pouco o perfil de moradores?

Perfil dos moradores

Devido sua localização e estrutura, o Taquaral pode ser interessante a quem deseja morar próximo a um amplo espaço de lazer, como o Parque Portugal. Isso pode atrair a famílias com crianças e a jovens solteiros que gostam de praticar esportes. O Taquaral também é uma boa opção para profissionais que trabalham na região, no Cambuí e no polo de tecnologia de Campinas.

Agora que mencionamos sua estrutura, conheça então, o que tem no bairro:

A Lagoa do Taquaral

Localizada dentro do Parque Portugal, a Lagoa do Taquaral é um dos principais pontos turísticos da cidade de Campinas. Especialmente devido as diversas opções de lazer oferecidas em torno da lagoa. Nos finais de semana, o local fica cheio, frequentado por famílias campineiras de todas as regiões da cidade:

Diante disso, as opções são muitas, pois o amplo espaço da lagoa permite a prática de atividades físicas e esportivas ao ar livre, sendo estas, desde uma caminhada, andar de bike, patins, até jogar bola e etc. Isso, ainda é possível realizar com total segurança na rua, já que aos domingos, a prefeitura fecha um pedaço da rua para que os visitantes possam aproveitar com tranquilidade.

Além disso, sua estrutura conta com pedalinhos para passeio no lago, área com aparelhos de ginástica, lanchonete, sanitários, percurso de 3 km de bondinho, 2 playgrounds, quadras, bosques destinados a piquenique, 3 piscinas, pista de cooper, de aeromodelismo, de skate e patinação, e uma ciclovia de aproximadamente 5 km.

É uma ótima opção de passeio próximo a natureza, diversão e bem-estar para ir com a família, crianças ou mesmo grupo de amigos.

Foto: Reprodução/Campinas Virtual
​​​​

A fim de proporcionar momentos mais completos na Lagoa, opções culturais é que não faltam, como: Museu do Esporte de Campinas, Caravela, Concha Acústica, Planetário, Largo do Café, Associação Campineira de Judô e o ginásio poliesportivo.

Vamos conhecer alguns?

A Caravela

A atração é um dos pontos mais frequentados no parque pelos moradores e visitantes do local. É uma réplica da embarcação que trouxe Pedro Alvares Cabral para o Brasil. A versão campineira tem 28,30 metros de largura e 38 metros de altura.

A embarcação passou por uma restauração entre 2013 e 2014, buscando entregar uma versão mais fiel utilizando materiais específicos e mão de obra artesanal.

Concha Acústica

O Auditório Beethoven, popularmente conhecido pelos moradores como Concha Acústica, foi pensado para a realização de espetáculos musicais, de dança e de teatro.

O formato da concha permite que o som chegue até a plateia com boa qualidade. A capacidade é de 2,5 mil lugares permitindo que eventos pequenos e de médio porte possam ser realizados ao ar livre.

Concha Acústica Taquaral

Museu Dinâmico de Ciências

Sendo muito procurado para passeios escolares, o Museu Dinâmico ou mais conhecido como Planetário, possibilita que vejamos o céu e as estrelas do universo a olho nu. Além disso, o passeio no museu conta com uma simulação de viagem espacial.

Além disso, o Museu oferece exposições para o público em geral e o Planetário oferece cursos para iniciantes em astronomia durante as férias escolares.

Espaço Pet – Parcão

Em 2020, foi inaugurado o primeiro parque para cachorros de Campinas. O “Parcão” foi construído para que os cães pudessem ter um espaço de lazer e diversão. No local encontra-se obstáculos para o pet se divertir e praticar atividades físicas com tranquilidade. Além disso, o espaço é em uma área protegida com cerca e separada do restante da Lagoa.

O Parcão tem uma área de 3 mil m², cercada por alambrado com 2,5 metros de altura, e capacidade entre 30 a 50 cachorros.

Foto: Reprodução/Cidade On

Largo do Café

Integrado no passado a antiga Fazenda Taquaral, o Largo do Café está localizado próximo ao Parque Portugal, sendo um dos pontos turísticos que representam a história da cidade de Campinas.

Atualmente, o Largo do Café conta com uma área de 330.000m², abrigando o famoso Museu do Café, o Arquivo Público Municipal e o Espaço Permanente de Artesanato.

Igualmente importante como a Lagoa do Taquaral, outro espaço muito frequentado pelos moradores do bairro é a Praça Arautos da Paz. Confira mais sobre ela a seguir:

Praça Arautos da Paz

Outro lugar muito frequentado pelos moradores do bairro Taquaral é a Praça Arautos da Paz, que do mesmo modo que o Parque Portugal, é um espaço multiuso para práticas de atividades físicas, caminhada e esportes.

A diversão e o bem-estar não se restringem a idade, vai desde crianças até idosos, aproveitando o espaço com atividades como: andar de bicicleta, patins e skate, piquenique, dança, ler livro, etc.

A inauguração da Arautos da Paz foi em 2001 para receber o Congresso Eucarístico Nacional. Logo depois passou por uma revitalização em 2004, transformando o espaço que passou a receber espetáculos musicais, circos, sessões de cinema ao ar livre e também festas juninas e carnaval.

Corridas de rua

O entorno do Parque Portugal e da Praça Arautos da Paz também são usados para receber as tradicionais corridas de rua. Os eventos reúnem moradores de toda a cidade de Campinas como também de outras cidades para curtirem e se exercitarem.

A mais famosa com certeza é a Corrida Integração que conta com 36 edições já realizadas na cidade. Outras corridas que também se destacam são: Corrida da Lua, Run Festival e a Night Run.

Gastronomia

Morar no Taquaral também é ter o melhor da gastronomia por perto. Há uma grande variedade de restaurantes e bares para diferentes gostos e perfis. Confira algumas das opções:

- Bonelli Restaurante e Pizzaria;

- Casa do Bacalhau;

- Bora Sport Bar;

- Bad Bone Parrilha, Bar e Restaurante;

- Rei do Cupim Churrascaria;

Eventos gastronômicos

Bem como os restaurantes de qualidade, grandes eventos gastronômicos também marcam presença na região do Taquaral. A culinária de todas as partes do mundo é apresentada aos moradores de Campinas. Confira eventos que ocorrem na região:

- DegustArt;

- Festival Gastronômico de Campinas;

- Brew Festival;

- Festival de Verão;

Assim como a diversão e a gastronomia se fazem presentes em um dos melhores bairros de Campinas, a educação também não falha. Conheça algumas escolas:

Educação

Além da ótima qualidade de vida que o bairro Taquaral oferece, a educação é outro ponto forte da região. Ademais, é possível encontrar escolas de ensino primário, fundamental e médio, como:

- Colégio Poliedro;

- Escola Salesiana São José;

- Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora;

- Colégio Progresso Bilíngue;

- Colégio Farroupilha;

Algumas delas estão entre as mais bem avaliadas no Enem, e até entre as 10 primeiras. As universidades mais próximas são a Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Paulista e a São Francisco.Quem deseja estudar idiomas pode escolher entre grandes redes como Cel.Lep, Red Balloon e Wise Up. Quanto aos cursos livres, crianças e adultos podem fazer Kumon, aulas de dança, yoga e mergulho.

Empresas e comércios no Taquaral

A Avenida Dr. Heitor Penteado é a principal via do bairro Taquaral, se estendendo em todo o entorno da lagoa. Por essa razão, é uma das principais avenidas da cidade com uma localização perfeita para empresas se instalarem na região.

Empresas de todos os ramos podem ser encontradas como:

- HPP Engenharia;

- RB Soluções em tecnologia;

- Benutto Consultoria;

- Solarit;

- AVCBEST;

Diante disso tudo, para que o bairro se torne completo, claramente é necessário um lar adequado. Você conhece os imóveis do Taquaral? Veja:

Os principais imóveis no bairro Taquaral

Quem procura por uma boa variedade de imóveis para morar no Taquaral, se surpreende com o bairro, pois ele é muito bem dividido entre prédios e casas, sendo possível analisar várias alternativas, desde apartamentos em condomínios fechados até casas em condomínios fechados ou à beira da rua.

Dessa forma, parte considerável da região é ocupada por residências de alto padrão e metragem elevada. Nos últimos anos, grandes empreendimentos foram lançados.

Juntamente com a modernização do bairro, a expansão imobiliária vem crescendo exponencialmente com diversos imóveis sendo vendidos na planta e que serão construídos nos próximos meses.

Além disso, o Taquaral é um bairro que engloba outras sub-regiões, como o Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, o Jardim Dom Bosco e a Vila Iza. Nesse conjunto, é possível encontrar diversos imóveis, confira alguns:

- Horizon Residence Premium

- Jardins do Taquaral

- Vista 26

- Sartoria

- Ampliare

- Invite Taquaral

- Taquaral Square

- Lagoa Sky House 

- Bahaus Village

- Splendor Patriani

- DNA Taquaral

- Living Celebration

- Vox Residencial

- Welcome Taquaral

- Now Taquaral

- Living Baroneza

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o bairro Taquaral e o que sua região pode oferecer, e deseja comprar um imóvel residencial ou comercial, fique à vontade para tirar suas dúvidas conosco.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":