Consórcio imobiliário: a contemplação do seu futuro

Contemplar o seu imóvel próprio ficou ainda mais prático. Somente com o consórcio imobiliário você realiza seu planejamento financeiro de forma personalizada.

01/08/2023min de leitura

Consórcio imobiliário: a contemplação do seu futuro

 

 

Já ouviram a expressão: “A união faz a força”? Pois acreditem, para o consórcio imobiliário isso é real! 

De antemão, no texto de hoje vamos falar tudo (realmente tudo!) sobre essa modalidade de compra baseada em grupos, seja de pessoas físicas ou jurídicas, conhecida como consórcio imobiliário. 

Está preparado para entender tudo sobre o consórcio imobiliário e o porquê de ser a preferência de escolha dos brasileiros hoje em dia? Fique ligado! 

 

Mas...como funciona o consórcio imobiliário? 

Como dito anteriormente, o consórcio imobiliário, é uma compra colaborativa realizada por meio de grupos, e é de responsabilidade de uma administradora de consórcios, autorizada pelo Banco Central do Brasil, como o Bradesco nosso parceiro na elaboração desse conteúdo. 

Nesse sentido, o valor de um imóvel é diluído em um prazo já estipulado pela instituição, havendo uma contribuição do grupo ao longo desse período.  

Mensalmente em uma data determinada no contrato do consórcio imobiliário, a administradora ou instituição financeira, contempla por meio de sorteios e/ou lances, o crédito do valor contratado, até por fim todos serem atendidos

 

E os financiamentos? Ficaram para trás? 

A compra de um novo lar é um sonho de muitos brasileiros, e existem várias formas de realizá-lo. 

Nos dias de hoje, existem dois modos que são de maior conhecimento da população, sendo os financiamentos em bancos ou construtoras e o consórcio imobiliário. 

Mas, já que estamos exemplificando com expressões populares, uma que representa muito bem a diferença e que pode sanar muitas dúvidas entre o financiamento e o consórcio é: “A hora é agora, e o momento é já! “  

Ou seja, o fator que vai interferir na sua decisão é a sua urgência. Logo, o consórcio imobiliário ganha destaque quando o assunto é planejamento e economia no processo. 

 

O consórcio imobiliário é a melhor opção?  

Se você procura segurança e planejamento financeiro saudável, o consórcio é o melhor caminho para você. 

Já pensou em adquirir seu imóvel com parcelas mensais e sem cobrança de juros? Com o consórcio você pode! 

Bem, como falamos anteriormente o consórcio imobiliário é realizado por grupos que atuam em coletividade, sendo realizados sorteios periódicos, para que cada um seja contemplado para receber a sua carta de crédito. 

O consórcio é muito indicado para investimentos de médio/longo prazo, quando não se tem pressa na aquisição do imóvel. 

 

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” 

Como entrar em grupos em formação? 

Raramente é necessário entrar em um grupo em formação. Mas para entrar em um grupo é necessário a compra de uma cota, seja em um grupo no de início (em formação), ou já fechado (em andamento). 

Todavia, se algum participante desistir antes de ser contemplado, é possível comprar a cota dele, arcando com o saldo devedor nas mesmas condições do contrato original. 

Uma alternativa também, é comprar a cota de um antigo membro com desconto, dependendo da forma como o membro saiu do grupo. 

 

Dinâmica de lances 

Uma das formas de contemplar mais rápido a sua carta de crédito sem depender apenas da sorte, é por meio dos lances. 

Além disso, no momento que você aplica o lance no consórcio imobiliário, você estará de forma indireta, pagando adiantadamente parte do saldo devedor, assim como em uma amortização. 

Agora, para dar um lance basta um membro do grupo (no caso você) entrar em contato com a administradora do consórcio imobiliário e registrar o interesse. 

Dessa forma é possível escolher qual dos tipos de lance deseja dar, existindo simultaneamente o lance fixo, o livre, embutido e com recursos do FGTS

 

Bateu a ansiedade de ter seu próprio lar? Quite o seu consórcio! 

Ao mesmo tempo que você pode julgar a melhor estratégia adquirir seu imóvel a longo prazo, pode ser algo difícil aguentar a ansiedade. Então, é nesse momento que você pensa na quitação e liberação da sua carta de crédito. 

Em contrapartida, antes de quitar sua cota, é necessário estar atento ao contrato de adesão do seu consórcio imobiliário.  

Portanto, por mais que você tenha o direito de quitar a sua cota, precisa estar por dentro das regras específicas do seu grupo. Fique atento! 

Dessa forma, se tudo estiver de acordo com essa ação, basta escolher qual modalidade de quitação é a mais indicada para suas condições, tais como: quitação direta, inversa ou por diluição.  

Para entender os detalhes que se encaixam às suas necessidades, fale com o seu gerente! 

 

Escolha qualidade e transparência no momento de assinar seu consórcio e conhecer o seu imóvel 

 

Esta foi uma dica Novo Metro em parceria com o Emerson Amade Carride, gerente de contas do Bradesco! 

Em conclusão, sempre tenha em mente que o consórcio imobiliário não é uma opção par quem tem pressa, ok? 

Mas agora, ao saber de tudo isso, ficou fácil ter seu sonho do imóvel próprio realizado e a pressa não será um fator impeditivo, não é? 

Contudo, você sabe qual é o próximo passo depois de contratar o seu consórcio? Bom, ficamos imensamente lisonjeados em dizer: Venha escolher o melhor cantinho para chamar de seu com a Novo Metro! 

Em uma imobiliária completa situada no coração de Campinas, temos diversos imóveis com localizações privilegiadas e que com certeza combinam com você e o seu momento de vida! Clique aqui e veja nosso catálogo de vendas! 

Novo metro, um novo jeito. Do seu jeito. 

Créditos: Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com o Bradesco Consórcio. 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":