Holding familiar: tudo o que você precisa saber e quem procurar.

A holding familiar é uma empresa criada para administrar bens de imóveis familiares. Tendo em suma o objetivo de otimizar o pagamento de impostos.

19/07/2023min de leitura

Holding familiar: tudo o que você precisa saber e quem procurar

Holding Familiar

 

O que você diria, caso alguém falasse que existe uma ferramenta que protegeria o seu patrimônio? De fato, existe, e hoje vamos falar tudo sobre

 

Antes de mais nada, é necessário entender sobre o que estamos falando: Holding familiar de modo genérico, é como utilizar uma “empresa” para cuidar de cada funcionário familiar, com foco na proteção do seu patrimônio para as próximas gerações. Legal né?

As famílias que desejam manter e aumentar seus patrimônios têm buscado alternativas inteligentes para garantir uma fonte estável de renda. Uma estratégia promissora é a criação de uma holding familiar que já conquistou grande espaço no mercado imobiliário.

Agora, como saber se o a holding familiar é uma ferramenta ideal para você? É de extrema importância saber os mínimos detalhes sobre ele. Então vamos ao que interessa de verdade:

 

Vantagens da Holding Familiar:

 

Renda Passiva e Redução de carga tributária

 

 

Uma das principais vantagens de investimentos imobiliários é a possibilidade de obter uma renda passiva estável. Ao adquirir propriedades e alugá-las, a holding familiar pode desfrutar de um fluxo contínuo de receita, permitindo que a família mantenha e aumente seu patrimônio ao longo do tempo.

Além de preservar os bens de imóveis ao longo dos anos, é possível reduzir tributos por meio de elisão fiscal, que consiste na compreensão e uso legal do aproveitamento das oportunidades de economia. 

De modo efetivo, a elisão consegue reduzir a ocorrência de impostos ligados a holding familiar, como o imposto de renda, e assim aumentar o seu lucro.

 

Proteção do Patrimônio

 

Ao transferir os imóveis para a holding familiar, a família pode obter maior proteção patrimonial. A holding funciona como uma barreira legal, separando os bens pessoais dos membros da família dos ativos da empresa, oferecendo segurança, em casos de ações judiciais ou problemas financeiros e preservando assim o patrimônio familiar.

O ITCMD (imposto sobre transmissão de bens por morte ou doação) é cobrado quando existe a transferência de bens em virtude da morte ou doação, sem base na alíquota de cada estado. Contudo, o planejamento sucessório da holding resguarda o direito de distribuição do patrimônio ainda em vida, diminuindo burocracias, custos e conflitos entre herdeiros.

Em outras palavras, após a morte do chefe da família, no lugar de um lento processo de inventário, os familiares recebem os bens e quotas de participação especificamente de cada um. Mas, vale ressaltar que, esse procedimento só é realizado se houver a implementação de uma sociedade, e uma descrição completa de etapas a serem adotadas dentro do contrato social.

Como resultado, o luto não gera mais dores de cabeça aos familiares, e a sucessão de bens acontece de forma mais rápida.

 

Valorização do Patrimônio

 

Os imóveis tendem a se valorizar ao longo do tempo, principalmente em regiões como a nossa. Ao investir em imóveis, a holding familiar pode se beneficiar do crescimento do mercado imobiliário, aumentando assim o valor do seu patrimônio.

Outro grande benefício que uma holding familiar pode proporcionar, é a redução do imposto de renda sobre os valores de aluguéis e compra e venda de imóveis. 

Automaticamente, pessoas físicas pagam impostos com taxas mais altas comparadas a uma holding, podendo ter uma economia de até 7% nos impostos.

 

Diversificação de Investimentos

 

Os investimentos imobiliários oferecem uma maneira de diversificar a carteira da holding familiar. Ao distribuir os recursos em diferentes tipos de imóveis (residenciais, comerciais ou terrenos) a família reduz os riscos associados a um único tipo de investimento e pode aproveitar as oportunidades disponíveis em diferentes segmentos do mercado imobiliário.

 

Mas, por que ter uma holding familiar?

 

Pela holding familiar funcionar como uma facilitadora na hora de administrar os bens de uma família e auxiliar nas questões tributárias do patrimônio num geral a torna muito atrativa para o mercado imobiliário, e essa ferramenta vem ganhando cada dia mais notoriedade.

 

O que é necessário para abrir uma holding?

 

Saiba que um dos primeiros passos para abrir uma holding é a elaboração do balanço de patrimônio completo, decidir o tipo de sociedade e qual vertente a holding vai tomar.

O momento correto de criar a holding é de se levar em consideração como a família vai agir dentro da nova formação.

Como resultado, essa nova ferramenta é ideal para reduzir custos e concentrar a administração patrimonial. Vale ressaltar que, para a criação de uma holding não existe mínimo de imóveis ou bens. A partir do primeiro imóvel já é possível solicitar a criação da mesma. Assim, não é o número de imóveis, e sim o valor dos bens e custos de manutenção que devem ser levados em consideração para a família decidir se a abertura de uma holding é viável ou não.

 

Já sabe quem procurar para abrir a sua holding?

 

Como podemos ver, abrir uma holding é uma tarefa que necessita bastante cuidado, e é de extrema importância contar com o serviço de profissionais qualificados e em conjunto, como, por exemplo, corretores e advogados.

Mas ao procurar profissionais especializados em holding familiar, uma consultoria especializada ou advogado é a melhor opção, cumprindo todas as necessidades para que tudo funcione como esperado.

 

Finalmente, agora que você sabe sobre holding familiar...

 

Seguindo todas as regras e com o auxílio de um bom profissional, essa ferramenta pode se tornar grande aliada a preservação e multiplicação do seu patrimônio.

Se você busca administrar seus imóveis com qualidade e responsabilidade, ou até mesmo começar o processo de holding hoje, conte com a Novo Metro

Um novo jeito. Do seu jeito.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":