Home Staging: a técnica para valorizar o seu imóvel

O Home Staging está ganhando popularidade no mundo imobiliário em vários países, inclusive no Brasil. Saiba mais sobre a técnica que está agitando o mercado.

29/08/2022min de leitura

“A primeira impressão é a que fica”. Quando pensamos em vender um imóvel esse famoso ditado brasileiro deve ser levado em consideração. Afinal, cada detalhe é importante para agradar ou não os potenciais compradores. Por isso, hoje vamos falar sobre Home Staging, uma estratégia cada vez mais popular para se vender imóveis. Confira a matéria com participação da Shae Campos, referência em Home Staging no Brasil.

O que é Home Staging?

Em primeiro lugar, a técnica do Home Staging surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 70. A corretora Barb Schwarz foi responsável por desenvolver a técnica ao perceber que realizar alterações visuais no ambiente valorizam ainda mais o imóvel e o torna mais atrativo para os potenciais compradores.

Desde então, essa técnica vem sendo praticada e aprimorada por diversos corretores do mundo todo, especialmente nos EUA, Canadá, Europa e Austrália.

Por que investir no Home Staging?

Ao contrário do que se pensa, o Home Staging não é uma prática que vai lhe custar muito e seu investimento é repleto de vantagens que vão garantir o sucesso da venda do seu imóvel. Podemos destacar alguns pontos que reforçam a importância desse investimento:

- Vendas mais rápidas: os imóveis que aplicaram a técnica, estão mais atrativos para o mercado, assim é mais rápido um potencial cliente se interessar e fechar negócio;

- Facilidade nas negociações: com as alterações feitas e o imóvel se encaixando no perfil do cliente, a negociação é realizada de maneira rápida e fácil, já que o interessado não vai querer perder a oportunidade;

- Valoriza o imóvel no mercado: um imóvel parado significa perda de dinheiro. Adotar o Home Staging não garante a venda, porém o que podemos afirmar é que no mínimo o cliente terá o retorno do investimento feito no trabalho, além de acelerar a venda do imóvel.

Segundo a Shae Campos – criadora do curso Home Staging Business, da comunidade Stagers de Sucesso e também maior referência em Home Staging no Brasil – ainda é muito comum vermos anúncios de imóveis vazios, dificultando que as pessoas consigam imaginar como seria viver ali.

Dessa forma, Shae afirma que é necessário realizar manutenções no imóvel, cuidando das rachaduras, torneiras pingando e lâmpadas queimadas.

Como também apostar em uma decoração clean, moderna, trabalhando com artigos decorativos estratégicos, a fim de atrair as pessoas contribuindo para estabelecer uma relação de empatia.

Profissão em desenvolvimento

Além de ser um grande facilitador para vender imóveis, o Home Staging também é uma grande oportunidade profissional. De acordo com Shae, para atender a alta demanda do mercado imobiliário existe uma necessidade de novos profissionais qualificados nesse nicho.

Shae também destaca as principais áreas de atuação na profissão:

- Consultoria de Home Staging Presencial/Virtual;

- Home Staging Day (aplicar a técnica em um imóvel com moradores);

- Home Staging Imóvel Vazio;

- Home Staging para imóveis de temporada/Hotelaria;

Atualmente, os profissionais de Home Staging possuem conhecimentos em diversas áreas, como: design de interiores, marketing, fotografia e neurociência. Com essa bagagem, o profissional pode realizar com excelência o seu trabalho.

Aplicando o Home Staging

Como foi dito, o Home Staging influencia diretamente na velocidade da venda do imóvel. Dessa forma, se deseja anunciar a casa ou apartamento, busque apresentar um ambiente agradável para provocar ao comprador um sentimento positivo em relação ao local.

Assim, a prática dessa técnica permite realizar transformações no imóvel melhorando aquilo que já tem e adicionando novos detalhes para deixar mais atrativo e confortável para o cliente. Confira algumas dicas de Home Staging que vão melhorar o seu imóvel:

Faça uma limpeza geral

Decerto, a limpeza do imóvel não é segredo para ninguém, no Home Staging além de manter o local limpo são realizadas diversas correções estéticas como: reparar as rachaduras, tirar as manchas e entre outros problemas que podem desvalorizar o imóvel. Essa prática além de trazer uma nova cara para a casa ou apartamento, pode ser feita sem um alto custo.

Decoração Estratégica

No Home Staging, a decoração deve ser pensada de acordo com o objetivo estabelecido: vender o imóvel mais rápido. Por isso, na hora de escolher quais objetos vão compor a nova decoração, foque no impacto visual e não se o objeto oferece algum tipo de funcionalidade. A ideia da decoração estratégica é estimular o potencial comprador a se imaginar morando no imóvel, vivendo com sua família. 

Renove as cores do imóvel

Um boa pintura pode fazer toda a diferença no momento de anunciar o imóvel, afinal o seu impacto é imediato. Dessa maneira, é fundamental que a escolha das cores seja certeira deixando o imóvel cada vez mais atrativo. Aposte em cores neutras e claras, a fim de deixar o ambiente mais clean. Lembre-se: as cores devem provocar o emocional do cliente!

Capriche nas fotos

Por fim, tire fotos que valorizem cada espaço do imóvel. Os ângulos podem fazer total diferença no momento de atrair um cliente, por isso busque sempre testar variadas perspectivas dos cômodos a fim de apresentar suas melhores características.

O Home Staging no Brasil

O Home Staging está ganhando destaque no mercado imobiliário brasileiro. Diante do cenário econômico que o Brasil vive, a prática desta técnica ganhou força para quem desejava vender o seu imóvel mais rápido.

De acordo com pesquisa realizada pela Datastore – empresa pioneira em pesquisas de mercado no setor imobiliário – em parceria com Shae Campos, 80% dos imóveis que aplicam as técnicas de Home Staging conseguem concluir sua venda em até 3 meses. Considerando o cenário brasileiro em que a grande maioria dos imóveis, que não são preparados, podem levar anos para serem vendidos, este tempo de venda é algo extremamente positivo.

Dessa maneira, o Home Staging ganha notoriedade no mercado imobiliário brasileiro ao reconhecerem suas vantagens na valorização de um imóvel.

Ainda não encontrou o seu imóvel? Então entre em contato com a equipe de corretores da Novo Metro e conheça sua casa dos sonhos!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":