Não deixe seu imóvel parado. Saiba os prejuízos e como lucrar com ele.

Saiba os prejuízos de manter seu imóvel parado e entenda como ganhar dinheiro com ele.

24/03/2022min de leitura

Não deixe seu imóvel parado. Saiba os prejuízos e como lucrar com ele.

Quando pensamos em investimentos seguros, a aquisição de um imóvel é uma das melhores opções no mercado. Contudo, o que seria uma nova fonte de renda pode se tornar uma grande dor de cabeça para o proprietário caso o imóvel fique parado.

Confira quais são os prejuízos de manter o imóvel parado e veja algumas dicas de como evitar que imprevistos como esses aconteçam:

Os custos de manter um imóvel parado

Quando o imóvel fica desocupado, não é só a perda de renda que o proprietário precisa se preocupar, mas também com as grandes despesas que chegam e transformam o investimento em um problema:

- Contas mensais (água, luz e gás)

- Manutenção: Não pense que a inutilização do imóvel o protege de problemas como infestação de cupins, encanamentos, paredes descascando, sujeiras, e demais cuidados diários. Aliás, dependendo da situação, um imóvel parado precisa de mais atenção do que um ocupado.

- Obras: Sejam emergenciais (como uma infiltração) ou de condomínio (como reformas ou atualizações), é inevitável não as fazer, caso contrário, você pode levar multas ou até mesmo perder o imóvel por condições precárias.

- IPTU: São pagamentos obrigatórios, que se atrasados ou não realizados, é multa na certa.

- Segurança: Você não vai oferecer um imóvel que não é seguro né? E pra isso, é importante investir (seja pagando os custos de portaria, ou implementando câmeras).

Dessa forma, é muito importante fazer um levantamento de todos os gastos gerados pelo imóvel. Assim, o proprietário pode controlar as finanças e fazer um planejamento para conseguir comercializar o espaço da melhor forma.

Veja quais pontos precisam ser lembrados durante a realização do planejamento:

Planejando a comercialização do seu imóvel

Após o levantamento de todos os custos gerados pelo imóvel, é hora de montar um planejamento que irá garantir novamente a valorização do espaço no mercado.

Manutenção geral no imóvel parado

Em primeiro lugar, pode ser um tópico óbvio, porém é extremamente importante que seja realizado uma manutenção ou uma reforma geral no local. Afinal, se tornou um imóvel parado e com isso problemas aparecerão.

Um imóvel mal cuidado com janelas quebradas, pintura descascada, pia vazando e problemas ocultos como encanamento, parte elétrica e hidráulica que apresentam mal funcionamento, pode afastar possíveis locatários ou te dar uma dor de cabeça enorme depois.

Para isso, veja quais são as novas tendências do mercado para tornar o espaço moderno, e o que pode ser útil para o imóvel durante a reforma. Deixe o local agradável e confortável para os compradores. A primeira impressão é a que fica!

Pesquise o preço na região

Fazer uma pesquisa dos preços de imóveis semelhantes que estejam localizados na mesma região pode evitar dores de cabeça futuramente. Estude as condições de cada imóvel, qual era o estado de conservação do espaço quando foi vendido.

Tenha cuidado com o preço que será cobrado pelo seu imóvel. Caso seja um preço muito baixo, mesmo que a venda aconteça em poucos dias, estará perdendo dinheiro. Do mesmo modo, se o preço for muito alto ficará mais difícil de vendê-lo.

Flexibilidade nas negociações

Muitas ofertas vão chegar, algumas muito boas e outras nem tanto, mas é muito importante manter o interesse e o desejo de negociar. Por isso, adotar uma postura flexível e aberta pode evitar que decisões precipitadas sejam tomadas e futuramente obtenha resultados negativos.

Seja flexível em relação a valores, a formas de pagamento ou até alterações do imóvel, dessa maneira o tempo de transação imobiliária se torna menor e o imóvel parado é ocupado mais rápido.

Até agora nós falamos sobre as situações de “Backstage”, ou seja, tudo que precisa ser preparado e realizado para que então o imóvel seja atraído por interessados. E depois? O que precisa ser analisado ao apresentar o imóvel parado para o cliente? Confira a seguir:

Pontos considerados pelos clientes

Após todo o processo de planejamento e levantamento de todas informações, como mencionado, você deve ficar atento a outro detalhe: os pontos que os potenciais clientes vão considerar antes de comprar ou alugar o seu imóvel.

Localização

O principal ponto que potenciais clientes vão considerar quando estiverem pesquisando por um imóvel, será a localização. Por isso, saber se a região possui fácil acesso para os principais lugares da cidade, se possui mercado, farmácias, academias e outros locais podem definir se o cliente fechará o negócio ou não.

É interessante também conhecer a necessidade do interessado, para lhe apresentar uma proposta atrativa com o que o imóvel e a região têm a oferecer. Isso pode ser facilmente elaborado com a ajuda de uma imobiliária especializada.

Valores do ITBI

Outro ponto que o cliente vai considerar durante o processo de aquisição do imóvel será o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, tributo municipal cobrado pela prefeitura. Ficar atento ao mercado e quais são os valores de imóveis que possuem o mesmo tamanho e estão na mesma região, é muito importante para que seu cliente não desista. Uma imobiliária pode ter acesso a essas informações para você.

O valor da escritura vai variar de estado para estado. Então saber qual será o valor cobrado pelo cartório dentro da sua cidade ajuda você e o cliente a ficarem alinhados em relação aos valores que serão cobrados.

Documentação

Certifique-se de que todos os documentos estejam em ordem para assinar o contrato, além disso tenha a escritura em mãos na hora de assinar os contratos.

 

Além disso tudo, outra dica para quando você resolver divulgar seu imóvel, é a valorização, confira aqui.

Consulte uma imobiliária

Por fim, chegou o momento de anunciá-lo. O proprietário pode exercer essa função ou optar por uma imobiliária que ficará responsável por todo o processo.

Com o auxílio de uma imobiliária especializada, a divulgação e o contato de clientes interessados se tornam mais rápidos. Do mesmo modo, os anúncios também ficam sob responsabilidade da imobiliária que possui meios e públicos interessados. Outra vantagem para o proprietário é a parte burocrática que também passa a ser cuidada pela imobiliária contratada.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":