Morar no Cambuí: vantagens de um dos melhores bairros de Campinas

Conheça tudo sobre um dos bairros nobres de Campinas, com tudo o que você precisa para viver bem.

23/12/2021min de leitura

Qual é a diferença de morar no Cambuí, para os outros bairros? Te devolvemos esta pergunta com outra:

Você tem tudo ao seu alcance perto da sua casa? Poder sair para tomar um café da manhã pertinho de casa, ou fazer compras no mercado, são coisas simples que muitas vezes não se tornam tão fáceis se você morar em um bairro de infraestrutura incompleta.

Em outras palavras, comodidade é um dos seus diferenciais. Aliás, não precisa ser da região para saber que o Cambuí é um dos melhores bairros de Campinas. Isso porque ele está localizado no coração da cidade e é caracterizado por ser um bairro nobre, tranquilo, seguro e divertido. Dessa forma, quem deseja tranquilidade poderá usufruir de todo o sossego do bairro, e em contrapartida, quem gosta de uma noite animada terá uma diversidade de opções.

Nesse sentido, é possível dizer que o Cambuí se assemelha ao bairro Jardins da capital paulista, mas com características peculiares do interior, com ruas calmas, arborizadas e iluminadas.

Enfim, nenhum outro bairro de Campinas reúne tal quantidade e qualidade de serviços e lazer em um mesmo lugar. É isso que você irá conferir a seguir!


Onde fica o bairro Cambuí?

Se você quer dar uma referência de onde fica o bairro, opções é que não faltam, e rotas então, nem se fala!

Portanto, localizado na zona central de Campinas, o Cambuí, bairro mais tradicional de Campinas, se estende desde a região da Norte Sul até o Centro de Convivência. Bem como, tem proximidade com: Bosque, Taquaral, Guanabara, Jardim Planalto, Centro e Chácara da Barra.

Seu fácil acesso também se dá pelas principais avenidas: Orosimbo Maia, Anchieta e José de Souza Campos. Algumas das principais ruas do bairro Cambuí:

  • Maria Monteiro
  • Coronel Quirino
  • Doutor Sampaio Peixoto
  • General Osório
  • Santos Dumont
  • Doutor Emílio Ribas
  • Américo Brasiliense
  • Bandeirantes
  • Barreto Leme

Agora, será que morar no Cambuí é para qualquer um? A seguir entenda também o perfil dos moradores:

O bairro Cambuí é para todos

Se você morar no Cambuí, irá encontrar diferentes perfis de pessoas, pois tanto a infraestrutura do bairro quantos os seus imóveis são diversificados, sendo atrativo para:

- Profissionais jovens que buscam imóveis pequenos e contam com a praticidade em resolver os assuntos do dia a dia nas imediações.

- Famíliasjá estruturadas, que procuram segurança e lazer, pensando justamente no futuro dos filhos, próximo de tudo e todos, com locais para se divertirem e terem boa educação.

- Aqueles que desejam se aposentar e viver em um lugar calmo, com realizações e boas lembranças.

- Idosos que procuram um bairro tranquilo que supra suas necessidades habituais, sem muitos deslocamentos.

- Executivos de outras cidades, que vão para a região a trabalho.

A fim de suprir todas as necessidades desses moradores, o Cambuí conta com uma infraestrutura completa, não é atoa que é um dos melhores bairros de Campinas. Confira!

 

Morar no Cambuí é morar perto de tudo

Só para exemplificar, veja esta ilustração de uma pequena parte do bairro, a quantidade de locais que têm:

Imagem retirada do Google

Só nesta área você já encontra: igreja, Hortifrúti Oba, mercado Dia, padaria Romana, posto de gasolina, estacionamento, clube e pizzaria.

De fato, seja qual for a sua necessidade, no bairro Cambuí você a realiza. Compre seu pão pela manhã, faça suas compras e treine na academia sem ao menos precisar retirar o carro da garagem!

Então afinal, o que realmente tem no bairro? Tudo! É praticamente um shopping aberto. Tem mercados, lojas, restaurantes, bares, hotéis, escolas, academias, clubes, principais agências de bancos, farmácias, clínicas, pet shop, e muito mais, cujo destacaremos algumas opções a seguir.

Além de toda comodidade que o Cambuí oferece, ele está há 9 minutos do Shopping Galleria, 10 minutos do Iguatemi e 15 do Shopping Dom Pedro.

 

O Cambuí com o melhor da gastronomia

Morar no Cambuí é como ter acesso ao ouro todo dia, quando você escolhe este bairro, o X vem junto. E não é exagero, afinal, ele reúne as melhores opções de restaurantes em Campinas, um verdadeiro polo gastronômico.

Dessa forma, o que o torna verdadeiramente atrativo, é sua capacidade em atender todos os gostos, perfis e paladares. Ou seja, de culinárias típicas como italiana, árabe, francesa, japonesa e alemã, à feijoada brasileira.

Além disso, são opções que variam do simples, ao sofisticado e contemporâneo, atraindo visitantes de toda a cidade.

Com a finalidade de atender a diferentes situações, a gastronomia do bairro nobre de Campinas permite que você escolha lugares para:

Café da manhã, programas entre amigos, reuniões de negócios, happy hours, paqueras, encontros a dois e diversão em família, por exemplo.

Para que você conheça um pouco, listamos algumas ótimas opções:

Restaurantes:

  • Armazém Cambuí - de almoço executivo ao happy hour e almoços de domingo, aqui os pratos do cardápio são nomeados com os nomes das ruas do bairro.
  • D’autore - com uma elegante cozinha contemporânea e combinações criativas, já foi eleito o melhor da cidade pelo guia da Revista Veja.
  • Maialini - especializado na gastronomia italiana, já foi eleito o melhor restaurante italiano de Campinas.
  • Chef Théo  Medeiros - com receitas que aliam técnicas europeias a ingredientes frescos do nosso país, foi classificado como o chef do ano em 2017 pela Veja.
  • Lume - com uma essência mineira e influência estrangeira, foi eleito o melhor restaurante contemporâneo da cidade segundo a Veja em 2019.
  • Fellini - uma cantina italiana especializada em massas artesanais e também com um cardápio variado.
  • MTN Bbq Grill - é claro que não poderia faltar uma churrascaria de qualidade, com cortes diferenciados e modos de preparo com sotaques argentino, uruguaio, americano e, pronunciadamente, brasileiro
  • NB Steak - um novo jeito de servir churrasco com o Menu Degustação, com mais de 12 cortes premium de gado de raças britânicas que vêm à mesa em travessas de porcelana.
  • Benedito - bistrô contemporâneo com cozinha internacional

Certamente cada uma dessas opções oferecem ótimas sobremesas, mas como o Cambuí é um dos melhores bairros de Campinas, trouxemos uma lista com as famosas docerias:

Cantina Fellini

 

 

Restaurante Lume

 

Docerias:

Di Callipo Confeitaria Cambuí

 

 

Confeitaria Nebline Cambuí

 

Padarias:

  • Romana
  • Pão do Cambuí
  • Panettiere
  • Massa Pura
  • Riviera

Além dos restaurantes, o Cambuí também é muito famoso pela sua quantidade de bares, conheça alguns:

Bares do Cambuí:

Com certeza você já ouviu falar nas famosas ruas dos bares do Cambuí, são tantas opções, que o bairro atrai até pessoas de outras regiões só para curtirem uma noite com qualidade e diversão, como Barão Geraldo, Sousas, Valinhos e outras.

Atualmente, essas ruas tornam o Cambuí um dos melhores bairros de Campinas pela variedade de bares: De estruturas simples à sofisticadas, com áreas externas, e até extensão na calçada, com mesas e pessoas em pé tomando parte das ruas.

Dessa forma, para quem procura um lugar tranquilo para conversar, ou um espaço animado para escutar música, as opções são diversas, atendendo a diferentes públicos através de botecos, pubs e bares, cujo listamos a seguir alguns:

  • Tatu Bola Bar - com teto feito com fitinhas do Senhor do Bonfim, sua trilha sonora é eclética, com música ao vivo, que varia do pop rock e MPB ao samba e sertanejo.
  • Grainne's Pub - Inspirado em legítimos Pubs Irlandeses, tem apresentações de bandas de rock.
  • Deck 21 -Inspirado nos bares do Rio de Janeiro, seu estilo contempla músicas de pagode e sertanejo.
  • Seo Rosa - com características da cozinha contemporânea e toque francês, conta com músicas ao vivo e  eletrônica.
  • Coronel Mostarda - com o maior clube do Whisky da região, o buteco tem sets de house music e flashback, além de bandas MPB.
  • Catedral do Chopp - também com clube do Whisky, o cardápio traz mais de cem itens, com programação musical do pop nacional, MPB e rock.
  • Folks Pub Sertanejo - com pista de dança e temática country, seu estilo é focado em bandas sertanejas.
  • Entre Taças - o primeiro Wine Bar de Campinas, para amantes de vinhos e drinks personalizados.
  • Banana Café - trouxe todas as características do tropicalismo, com drinks diferenciados de nomes criativos, decks e decoração com muito verde.
  • Bar Azul e City Bar também são  ótimas opções, bem tradicionais em Campinas.
Banana Café Campinas

 

Tatu Bola

 

 

 

Entre Taças

 

Baladas:

Se você ainda procura um lugar mais badalado, saiba que morar no Cambuí também é possível curtir a noitada pertinho de casa! Algumas opções de balada são: Pink Elephant, LUXE Campinas, Milk Club, D Haus e São Nunca.

Mas não pense que só de farra se vive no Cambuí, o bairro também promete educação de qualidade:

Escolas no bairro Cambuí:

Para quem tem filhos, sejam pequenos ou adolescentes, o bairro conta com mais de 20 escolas, que vão desde o berçário ao ensino médio.

Além disso, oferece algumas das melhores escolas privadas da cidade, como Colégio Progresso e o Objetivo, por exemplo. Algumas até se encontram no ranking das 100 melhores instituições de Campinas, segundo o Enem 2019.

Aliás, quem vai cursar o ensino superior pode optar por universidades como Universidade Paulista (UNIP), Faculdades Unidas Metropolitanas (FMU) e Universidade São Francisco. Já para cursos de idiomas, uma das mais famosas é a Cultura Inglesa.

Já que estamos falando de filhos, que tal descobrir o que tem para fazer em família no bairro nobre?


Morar no Cambuí = Lazer e diversão

Sem dúvida, a vantagem de morar em um bairro completo é poder se divertir a qualquer momento, a poucos passos de casa, conheça algumas opções:

Praças:

Quando quiser levar seus filhos para brincar, as praças do Cambuí são uma ótima opção, pois possuem parquinhos, além de bancos e aparelhos de academia pública. Uma das mais famosas é a Praça Santa Cruz, localizada no centro do bairro, é uma das referências da própria cidade.

Além disso, também é uma excelente área para quem gosta de uma boa caminhada próximo a natureza.

Centro de Convivência Cultural:

No mesmo sentido que as praças, outro lugar ao ar livre que é ótimo para caminhar ou ir nos fins de semana é o Centro de Convivência, pois ele abriga dois teatros de arena, além um amplo espaço para receber obras como pinturas e esculturas. Aliás, se você gosta de arte, música e cultura, outra coisa que sempre tem no bairro são as feiras:

Feiras:

Como mencionado, uma das feiras do bairro acontecem no CCC, a famosa Feira Hippie, com diversas barraquinhas de artesanato, acessórios para casa, cozinha, bijuterias e opções para comer, além de eventos pontuais.

Outra feira muito frequentada pelos moradores é a Feira Hortifruti, com barracas de frutas, legumes, peixes, brinquedos e muitos mais, localizada na Rua Maria Monteiro, em frente ao Clube.

A propósito, morar no Cambuí é ter acesso a 2 ótimos clubes, conheça:

Clubes:

Conforme dito, o clube em frente a feira é oClube Campineiro de Regatas e Nataçãoe pertinho dali você encontra o Tênis Clube de Campinas. Ambos são perfeitos para aqueles que adoram tomar sua dose diária de sol, fazer esportes, e até curtir um barzinho interno. Eles oferecem diversas modalidades esportivas, além de ter um local amplo para eventos, como carnaval e festa junina.

Ou seja, é um local para toda família, além de jovens, solteiros, visitantes e estudiosos em busca de ocupar o tempo com coisas úteis e saudáveis.

Clube Regatas

 

Tênis Clube

 


Já para os amantes de treino pesado, academias e CrossFit é que não faltam. São diversos espalhados pelo bairro, como a SmartFit, Academia 24 horas, Panobianco, Studio Velocity, Crossfit Duf, Mahi Crossfit, A Academia e muitos outros.

 

Mas não só de lazer os moradores de um dos melhores bairros de Campinas vivem, pois como já falamos, o Cambuí é completo, e dessa forma, oferece uma gama de comércios e serviços como: lojas de roupas, hotéis, mercados, papelarias, perfumarias, salões de cabeleireiros, clínicas de estética, pet shops, farmácias e muito mais.

Aliás, além de farmácias, morar no Cambuí significa ter a sua saúde em dia pois há muitas drogarias, clínicas médicas e hospitais. Alguns dos mais conhecidos são: Hospital Irmãos Penteado, Laboratório Diagnóstico Confiance.

 

Agora, com essas opções todas, será que é seguro andar por aí?

Segurança:

Apesar de ser um bairro movimentado, morar no Cambuí é sinônimo de segurança. As ruas são iluminadas e o policiamento é contínuo, possibilitando passeios tranquilos tanto de dia quanto à noite, incluindo passeios com pets.

Cambuí é um bairro para pets:

Atualmente muitos lugares são pet friendly, além das praças arborizadas para brincarem e conhecerem outros amiguinhos.

Transporte:

Para quem precisa ir mais longe, a região tem uma das melhores ofertas de transportes públicos da cidade, o que torna fácil acessar qualquer região de Campinas utilizando o ônibus.

Como resultado, as casas e apartamentos do Cambuí são ótimas opções para morar.

 

Como são os imóveis do bairro Cambuí?

Um dos melhores bairros de Campinas não poderia deixar de atender aos diferentes perfis de moradores do Cambuí, e é por isso que é possível encontrar, facilmente, casas e apartamentosdos mais variados tipos: grandes, pequenos, coberturas, térreos, studios, etc. Ou seja, uma variedade no quesito valor também.

Dessa forma, é claro que por ser um dos bairros nobres de Campinas, há muita oferta de imóveis com valor elevado e de alto padrão, mas tudo depende da região. Os imóveis situados mais próximos ao Centro de Campinas, por exemplo, em geral são mais antigos e com valores mais acessíveis. Já os que se situam no miolo do bairro, ou próximos ao eixo da Avenida José de Souza Campos costumam ter valor mais elevado.

Além disso, apesar da diversificação entre casas no Cambuí, neste bairro a verticalização é alta.

 

Verticalização:

Atualmente, Campinas é a que apresenta a maior tendência à verticalização de imóveis, segundo levantamento feito pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). Assim, hoje o bairro Cambuí é um dos mais verticalizados da cidade, devido uma necessidade gerada pelo próprio mercado, já que cada vez mais pessoas buscam por imóveis verticais.

Além disso, a verticalização também é positiva para os moradores que fazem uso do transporte público. Pois o fato de se gastar tanto tempo ao ir de um lugar para outro da cidade está relacionado à descentralização da população.

Por fim, se você ficou interessado em dar uma olhada nos imóveis do Cambuí, trouxemos algumas opções:

Apartamentos para morar no Cambuí em Campinas:

Veja também outras casas e imóveis à venda no Cambuí Campinas.

 

Agora que você já tem uma noção de como é morar no Cambuí, e deseja comprar um imóvel, fique a vontade para conversar conosco e tirar suas dúvidas.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":