Por que Sousas é tão diferente? Veja tudo sobre o distrito de Campinas

O que fazer em Sousas? Veja tudo sobre o distrito de Campinas

15/12/2021min de leitura

Ótima qualidade de vida através de lazer e bons condomínios fechados. Veja o que fazer em Sousas.

Morar em Sousas, próximo à Joaquim Egídio, é sonho de muitas famílias, a região proporciona ótimo estilo de vida e muitas atividades legais. Conheça tudo sobre uma das melhores regiões de Campinas.

 

Onde você mora tem tudo o que você gosta de fazer? No distrito de Sousas pode ter!

Certamente morar em uma região que não tem muitos lugares interessantes para ir ou atividades legais para fazer deve ser muito decepcionante. Afinal, de que adianta morar em um bom condomínio, se ao redor não suprir seu estilo de vida?

Então se você está em busca de um novo lar, e deseja um bairro para viver bem e não apenas para morar, trouxemos algumas dicas de o que fazer em Sousas, um dos distritos de Campinas que mais oferecem lazer e qualidade de vida, através de opções como: bons restaurantes, natureza, caminhadas e trilhas, comércio, etc. Boa leitura!

 

Sousas ou Souzas?

Antes de tudo, é interessante entender a forma correta de escrever o nome desse famoso distrito, afinal, muitos escrevem de ambos os jeitos. Então qual é o certo? É Sousas! Isso porque seu nome tem origem de uma homenagem a uma pessoa: ao brigadeiro Luís Antônio de Sousa Queirós, que foi agraciado pela coroa portuguesa com uma grande sesmaria na região entre os rios Atibaia e Jaguari, no atual distrito de Sousas.


Sua localização

O distrito de Sousas fica localizado em Campinas próximo ao bairro Caminhos de San Conrado e ao distrito de Joaquim Egídio. Com cerca de 21 mil habitantes, ele pertence à região leste do município, a aproximadamente 10 km do Centro de Campinas.

Por ter fácil acesso, chegar e sair de Sousas é simples. Pois sua principal rodovia, Heitor Penteado, faz a ligação entre o centro-urbano e o distrito. Além disso, ela também liga os bairros Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Parque Taquaral. É uma longa avenida com acesso a casas e sedes de campo, escola, comércios, Parque Ecológico e até vida noturna.

Outras avenidas que permitem simples locomoção são a Dr. Antonio Carlos Couto de Barros e a Av. Isaura Roque Quércia (um prolongamento da Av. Mackenzie), que alcançam a rodovia Dom Pedro I. Também é fácil chegar à Av. Moraes Sales, um acesso direto ao centro de Campinas e ao Cambuí, com shoppings e comércios diversos.

Agora que você entendeu sua localização, que tal ver o que fazer em Sousas e como é sua região?



Como é morar em Sousas?

O distrito de Sousas é o mais antigo de Campinas, mantendo suas características de vila rural em um ambiente calmo, com ruas de paralelepípedo, casario histórico, rios e cachoeiras. Algumas ruas até apresentam construções históricas de italianos, já que muitos imigrantes se fixaram na região. Em contrapartida, a calmaria se mescla com a agitação da região quando bares e restaurantes abrem.

Ainda assim, com suas características marcantes, há outras regiões que trazem modernidade e estilo ao distrito, com muitos espaços verdes e condomínios fechados de casas.

Aliás, a natureza é um fator que está muito presente nos bairros de Sousas, pois ele pertence à Área de Proteção Ambiental (APA),  preservando grande parte das suas áreas verdes nativas, com nascentes e rios. Um deles é o Rio Atibaia, que corta o distrito como principal fonte de água doce para os campineiros.

Por isso, boa parte dos condomínios em Sousas preservam lindas vistas para áreas de matas e bosques, e praticamente não há verticalização no distrito.

 

Dicas do que fazer em Sousas

Morar em Sousas é vantajoso por diversos motivos, a região se destaca por sua diversidade gastronômica, música boa, agito na vida noturna, momentos de tranquilidade, e atividades tanto para adultos quanto para crianças.

Dessa forma, confira a seguir as principais coisas que tem para fazer no distrito de Sousas e sua região:

Gastronomia:

Opções gastronômicas é que não faltam, e os locais não deixam a desejar! O distrito mantém a tradição dos seus famosos festivais gastronômicos nas praças, atendendo desde quem busca um bar com mesas na calçada, até restaurantes de alta gastronomia, com assinatura de chefs.

Da mesma forma, a diversidade de restaurantes vai desde jantar romântico à luz de velas até o almoço em família de domingo. Na região você encontra diversos bares, botecos, boates e até restaurantes típicos de fazenda.

A fim de facilitar sua busca, listamos alguns dos principais restaurantes em Sousas. Alguns têm visual rústico, culinária criativa, outros têm sofisticação e culturas diferentes:

  • Le Troquet
  • Ca’ Di Mattone
  • Estação Marupiar
  • Vila Paraíso
  • Assim Assim & Assado
  • Sinhá Joana
  • Fazenda Floresta Park
  • Bouquet Garni
  • Pizzaria Vila Monte Viso
  • Fogão Mineiro
  • Feijão com Tranqueira
  • Empório Jenny
  • Pesqueiro Planet Fish
  • Bar da Cachoeira

 

Vida noturna:

Assim como a gastronomia é completa no distrito de Sousas, a vida noturna também não é para os fracos, recheada de inúmeras opções que atendem a diferentes gostos e idades, com locais para festejar desde um aniversário, até happy hours, jantares românticos e boates, tudo isso com opções de bares e restaurantes deslumbrantes, veja alguns, além dos acima:

  • Do Leme ao Pontal
  • Flor de Açafrão Bar e Botequim
  • Bar Morena Pimenta
  • Paioça do Caboclo
  • Maria Vitrola
  • Estação Santana
  • Toca da Mangava Platz Tap House
  • Boteco Maria Bonita
  • Malagueta Bar Raiz
  • Brera, Contemporary Wine Bar & Bistro

 

Feiras de Sousas

As feiras livres possuem um grande papel nas economias sociais e já tomam conta do centrinho de Sousas e sua região, oferecendo artesanato, gastronomia, artes e música, a fim de valorizá-los e reforçar a identidade cultural da região. Algumas delas são: Organicos Yamamoto; Artesanato Vila das Artes e Orgânica do Matias.


Platz Mall

Certamente não poderia faltar um shopping em Sousas! O Platz Mall foi concebido para ser o lugar preferido de compras e conveniências no distrito, e é o maior da região. Com fácil acesso à mais de 100 vagas, conta com um atraente mix de lojas, serviços, alimentação e segurança, o verdadeiro conceito One Stop Shop.


Espírito aventureiro

Agora, se você ainda procura outras opções diferentes do que fazer em Sousas, saiba que a região também reserva boas aventuras, principalmente em contato com a natureza.

Desse modo, o distrito de Sousas é uma verdadeira atração para os amantes de off road, motociclismo, caminhadas, e outras atividades, além do contato com a fauna e flora. Confira:


Trilhas de Sousas

A pé, de bike, quadriciclo, jipe ou a cavalo, essas são as formas de curtir uma trilha na região de Sousas e Joaquim Egídio, que podem ser através de passeios organizados ou por conta própria, atendendo a todos os gostos e níveis de dificuldades.

Afinal, com as inúmeras opções de lazer e de trilhas, você consegue montar uma rota personalizada. Perfeito para fugir da rotina do dia a dia sem precisar ir longe de Campinas.

A fim de facilitar o passeio, todas as rotas são sinalizadas e seguras, contando com o apoio de vigilantes da Guarda Civil Metropolitana.

Atualmente, grande parte das trilhas cruzam fazendas, rios cristalinos e relevos únicos, além de serem próximas a restaurantes também.

Pico das Cabras

De antemão já é possível imaginar o quão belo é este lugar, afinal, como o nome diz - “pico”, sua localização permite uma vista espetacular, cercada por verde.

Lá é possível encontrar diversas trilhas para trekking de níveis fácil a moderado. A parte mais alta do Pico possui local para acampamento e as noites de lua cheia e fenômenos astronômicos costumam lotar.

Além disso, vale fazer visitas também ao Observatório Municipal, localizado no alto do morro, sendo possível visualizar os planetas, estrelas, constelações e a lua através dos telescópios.

 


social pico das cabras

 

 


verde pico das cabras

 

 

Prainha - Rio Jaguari

Tem um trecho do Rio Jaguari que se torna uma “praia” durante o verão. O ponto de lazer conhecido como a “cachoeira de Sousas” foi descoberto por trilheiros e hoje atrai muitas famílias e amigos que se reúnem até mesmo para fazer churrasco. Assim como outras maravilhas de Sousas, esta também é cercada de verde e com uma paisagem espetacular.

 

Carnaval

Quem mora em Campinas sabe da folia e diversão que é curtir o Carnaval na região de Sousas e Joaquim Egídio! Por lá a galera brinca ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas comandadas por blocos.

Não apenas crianças como adultos e idosos aproveitam a festa, que além de música, tem diversas opções de comidas.

Além do carnaval, o distrito de Sousas também conta com as famosas Festas de São Joaquim e São Roque.

 

Para a criançada se divertir

Não pense que o distrito de Sousas é uma região só de adultos, pois os programas para as crianças também são diversos, confira alguns:

Park de Aventura - Fazenda Belmonte

Trata-se de um local agradável para passar o dia todo com a família, usufruindo da natureza e do clima de fazenda, com várias atividades ao ar livre.

Diversão é o que não falta! Tem uma mini fazenda com diversos animais, várias atrações para crianças, com brinquedos infláveis, casa na árvore, mini arvorismo, mini tirolesa, passeio de pônei, charrete, brinquedo orbital, big trampolim, além de mesas para piquenique e redário.

Além disso, funciona como espaço para festas de aniversários e outros eventos.

Floresta Park

Do mesmo modo, este também fica em uma antiga fazenda com diversas atividades ao ar livre, como passeio a cavalo, tirolesa, buggy, pesca, escalada, mini sítio, trampolim, cama elástica, oficinas, horta orgânica e até passeios de trator.

Mas e os adultos, ficam como? Enquanto os pequenos brincam, a fazenda também tem um restaurante onde é servido café da manhã e almoço, com pratos típicos da roça preparados no fogão à lenha, e ainda com menu kids.


Assim como diversão tem de monte, a educação também é forte no distrito de Sousas, contando com bons colégios.

Escolas de Sousas:

Por consequência, algumas são as mais procuradas de Campinas, como o Notre Dame e a Comunitária. Ainda há outros colégios particulares e públicos em Sousas, além de uma creche municipal. Aliás, essas principais escolas estão a poucos minutos dos shoppings (Iguatemi, Galleria e Dom Pedro) e possuem fácil acesso às rodovias D. Pedro, Anhanguera, Bandeirantes e Via Anel rodoviário Magalhães Teixeira, e também é próximo ao Gramado.

 

E com a finalidade de suprir todas as necessidades sobre o que fazer em Sousas, sua infraestrutura ainda abriga muita coisa, como: Clubes (como o Cultura, o Tênis e o Regatas), hospitais, supermercados, farmácias, padarias, academias, museus e teatros.


Como resultado, morar em Sousas não pode ser menos que vantajoso! Tudo isso acarreta na valorização dos imóveis, sobretudo nos condomínios fechados, que estão estruturados em alto padrão, conferindo status e qualidade de vida. Além disso, a região também tem atraído muitos loteamentos, conheça alguns:

Lançamento Ville Sainte Anne e Condomínio Saint Helene:

Em suma, é um loteamento com 4 residenciais de terrenos de 450 m² e 1.000 m², em um espaço totalmente verde, arborizado, estrutura de segurança e lazer impecáveis. São 394 mil m² de área verde e mais de 33 mil mudas plantadas.

Assim, ele foi desenvolvido para o público ter acesso ao que há de melhor da região de Sousas, pois une o verde do meio ambiente ao bom convívio sustentável da região. Além disso, tem um parque no entorno do Ville Sainte Anne para uso da comunidade.

Semelhantemente com este, o Saint Helene já é consolidado, considerado de altíssimo padrão com casas maravilhosas, e também com localização privilegiada, lazer completo e área verde, além de ser o primeiro condomínio no início de Sousas, e seguramente um dos mais valorizados de Campinas.

Residencial Entre Verdes:

Empreendimento único onde tecnologia e inteligência construtiva foram aplicadas para máxima qualidade de vida. Tudo para quem busca morar integrado à natureza sem precisar abrir mão do conforto de viver em uma metrópole. Ele une o melhor do planejamento urbanístico e reforça os conceitos de um bairro privativo.

Com acesso direto pela Avenida Mackenzie, o loteamento é dividido em duas fases, com lotes de 1000 m² a 2600 m² com testada mínima de 20 m e distância mínima de 6 m entre as casas.


Portanto, se você deseja morar em um dos melhores bairros de Campinas, saiba que o distrito de Sousas confere um estilo de vida único, com opções incríveis, desde casas em condomínios até e belos loteamentos:

Principais condomínios de Sousas

Agora que você já sabe um pouco sobre o que fazer em Sousas, e deseja seguir com sua busca pelo lar ideal, fique a vontade para conversar conosco!

Em suma, somos especialistas em entender suas necessidades através de ótimos imóveis em Campinas.

Então entre em contato para saber mais sobre as casas a venda em Sousas.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":