Como funciona a permuta de imóveis?

A permuta de imóveis vem ganhando cada vez mais destaque no mercado imobiliário e promete ser uma grande tendência nos próximos anos. Confira o que é, como funciona e os principais cuidados.

29/11/2022min de leitura

A permuta de imóveis é uma nova modalidade de negociação que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado imobiliário. Neste artigo vamos explicar o que é, como funciona e quais os cuidados a se tomar no momento da troca do imóvel. Boa leitura!

O que é Permuta de imóveis?

Diferentemente das negociações tradicionais, a permuta é feita entre duas partes que desejam trocar imóveis de valores equivalentes. Por exemplo: uma pessoa possui um apartamento e deseja adquirir uma casa para morar, enquanto outra pessoa busca um apartamento, nessa situação as duas podem trocar um imóvel pelo outro.

Em algumas situações, existe o envolvimento de um pagamento a fim de compensar a diferença existente entre os dois imóveis que estão sendo negociados.

Esse tipo de negociação pode ser feito em vários tipos de imóveis, como: casas, apartamentos, terrenos e unidades na planta que serão construídas.

Como funciona?

Como foi dito, a permuta é a troca entre bens equivalentes, porém nem sempre é possível encontrar imóveis que possuam o mesmo valor, afinal muitos fatores podem influenciar no valor de mercado, como a própria localização.

Nesse sentido, é onde ocorre um pagamento extra em dinheiro para compensar a diferença entre os imóveis.

Podemos separar em duas formas simples de realizar a permuta de imóveis:

- Através da troca de imóveis com valores equivalentes;

- Realizar a troca de imóveis com o acréscimo do pagamento em dinheiro para compensar a diferença.

Permuta para imóveis financiados

Caso o imóvel que deseja negociar através da permuta seja financiado, não se preocupe, também é possível encaixá-lo nesse modelo, desde que o banco credor aprove a transferência e que todos os envolvidos na negociação concordem com o prosseguimento do processo.

Da mesma forma que a venda de um imóvel financiado, a dívida passará a ser do novo responsável.  Vale ressaltar que se as partes envolvidas desejarem pagar o imóvel por outro banco, a nova instituição fica responsável pela operação e quita a dívida.

Para que se mantenha a segurança na negociação, é muito importante formalizar a permuta através de um contrato.

Contrato da permuta

Certamente um dos principais pontos que você deve se atentar durante este processo é a formalização do contrato para a permuta de imóveis, feitas por escritura pública. É muito importante que os tributos e a data de entrega dos imóveis envolvidos na negociação estejam presentes no documento.

Além disso, fazer a escritura segue os mesmos moldes dos demais contratos de imóveis. O custo gira em torno dos 4% e 6% do valor do imóvel em questão.

Ficar atento a todos os detalhes é fundamental para não ocorrer nenhum transtorno durante o processo, por isso veja quais cuidados você deve ter no momento da negociação:

Cuidados na negociação

A animação de negociar rapidamente o imóvel precisa ser contida, antes de fazer uma proposta e assinar o contrato, é muito importante tomar alguns cuidados, veja:

Confira a documentação do imóvel

Em primeiro lugar, solicite a outra parte da negociação todos os documentos que possam comprovar a situação legal do imóvel.

Estude os preços do mercado

Outro ponto que deve ser analisado com cautela são os valores estipulados pelo proprietário. Realizar uma avaliação do imóvel é essencial para garantir que os valores são compatíveis com o mercado.

Visite o imóvel

A visita é muito importante, especialmente nesse período de conversa entre as partes. Então antes de iniciar o processo de transição, vá até o imóvel e veja se está em ótimas condições, se o ambiente te agrada, a vizinhança etc.

As vantagens da permuta de imóveis

Uma grande vantagem é a isenção da tributação de Imposto de Renda quando não existe um pagamento para compensar a diferença dos valores do imóvel, já que o imóvel estará declarado pelo antigo dono.

Caso opte por realizar a permuta para negociar o imóvel, você ficará livre de parcelas de empréstimos e financiamento com juros.

Além disso, se você tem pressa para se mudar ou apenas vender o imóvel, a negociação é mais rápida e os processos burocráticos são mais ágeis.

Como encontrar alguém que deseja realizar a permuta?

Para encontrar uma pessoa que tenha interesse em negociar um imóvel através da permuta, acima de tudo, é muito importante ter comunicação. Pode ser que o vendedor não tenha conhecimento sobre esse modelo de negociação, assim perguntar e conversar é fundamental para que ambas as partes saiam satisfeitas.

Além disso, você pode contar com a ajuda de um corretor para mediar toda a negociação. O profissional possui experiência e saberá qual o melhor caminho a seguir para a decisão final.

Na Novo Metro você pode conferir quais opções de permuta de imóveis em Campinas estão disponíveis além de contar com a ajuda dos nossos corretores especializados.  Entre em contato e vamos encontrar o seu novo lar!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":