Personal Organizer de casas: dicas para uma casa organizada

Sua casa está desorganizada? Então conheça o trabalho do personal organizer e tenha dicas especiais da organizadora profissional Mônica Vieira.

10/05/2023min de leitura

Personal Organizer de casas: dicas para uma casa organizada 

A vida é feita de mudanças e muitas delas acabam resultando na necessidade de se reorganizar. Alguns casos como mudar de casa, morar com o parceiro (a) ou até a chegada do primeiro filho(a) costumam bagunçar a rotina da casa. Os armários, cômodos e objetos dessa família se tornam verdadeiros desafios. Nestes casos, a ajuda de uma personal organizer pode ser tudo que você precisa para dar uma ordem na sua rotina. 

Além de conhecer o trabalho deste profissional, também apresentaremos dicas da especialista em organização - Mônica Vieira - consultora certificada da KonMari™ (marca global referência em organização domiciliar) e escritora do blog “Me Ajuda Mônica!”. 

Continue lendo para saber mais! 

 

 

O que é um personal organizer? 

O personal organizer é um profissional especializado em organizar ambientes e criar métodos específicos e eficazes para organização. Geralmente ele analisa o ambiente, a rotina e as necessidades do cliente para propor opções de organização funcionais e práticas para o cotidiano. 

Como cada família (ou indivíduo) é única e possui suas dificuldades de organização, cada solução de organização também é única. Portanto, um personal organizer traça um plano personalizado para atender as particularidades e desafios do cliente para proporcionar um ambiente organizado e saudável. 

 

 

A importância da casa organizada com o personal organizer

Antes de explicarmos o que um personal organizer faz de fato, é importante você saber os benefícios de viver em um local organizado. De forma geral, um ambiente organizado influencia para você gastar menos tempo. Imagine quanto tempo você pode economizar sabendo exatamente onde as chaves do carro estão, ou encontrando rapidamente uma roupa especial. 

 

Entretanto, existem outros benefícios que você confere a seguir: 

É comum quando perdemos alguma coisa acabar comprando outra, mas imagine se conseguir não perder nada e manter a casa organizada. Mesmo que estejamos falando de uma economia pequena, ainda é um dinheiro salvo no final do mês. 

Outro detalhe é que a organização permite você encontrar objetos desnecessários que podem ser vendidos na internet. Um personal organizer ajuda você a distinguir itens desnecessários daqueles que você não pode viver sem. 

 

Aumento da produtividade 

Caso você trabalhe em casa, ou tenha um escritório, uma bancada organizada faz toda diferença. Assim você evita se distrair com os objetos à sua volta ao mesmo tempo que trabalha com seriedade. A organização também ajuda a guardar e encontrar documentos importantes facilmente. E não só isso, mas quando você vê a casa bagunçada, na hora já dá um desanimo, né?! E com isso a produtividade cai e parece até que as coisas não vão pra frente, não acontecem. Dessa forma, uma casa organizada ajuda a manter a energia boa e o ânimo para fazer as coisas. 

 

Otimização de espaços 

Um ambiente organizado acaba resultando em um ambiente mais espaçoso e fácil de ser limpo. Dessa forma, você poderá aproveitar mais cada cantinho do cômodo e mantê-lo mais limpo. Aliás, isso vale inclusive para casas menores, um personal sempre acha um jeito de fazer tudo caber! 

 

Redução de estresse

É muito frustrante ficar horas do dia procurando por um objeto, portanto, saber exatamente onde cada item está, economiza um tempo precioso na rotina. 

 

O que um personal organizer realmente faz? 

Como você leu anteriormente, um personal organizer foca em organizar um ambiente, mas como ele faz isso de fato? Perguntamos para a Mônica e ela respondeu que primeiramente é importante sabermos os pedidos mais comuns dos clientes para entendermos melhor essa questão. Geralmente um personal organizer é contratado quando é realizada a mudança de casa e quando é preciso organizar closets, guarda-roupas e quartos de bebê. 

Portanto, como já citado, o personal organizer realizará uma análise completa no ambiente, tendo em vista os desafios apontados pelo cliente. É comum ele conversar bastante com os moradores para conseguir propor mudanças e opções que realmente façam a diferença no cotidiano. 

Ele também está sempre tirando medidas, principalmente se o cômodo ou closet é pequeno, para justamente pensar em soluções práticas e adequadas. 

 

 

Soluções do personal organizer para cada caso 

Caso você ainda não esteja convencido de que o serviço de um personal organizer é importante, separamos alguns momentos comuns que você provavelmente já passou ou passará na vida. Além disso, também apresentaremos dicas especiais passadas pela organizadora profissional Mônica Vieira do blog “Me Ajuda Mônica!”. Confira:

 

Mudança de casa ou apartamento 

Só de pensar nas caixas empilhadas por toda casa nova, aposto que você já fica cansado. Como o novo lar é uma tela em branco, as possibilidades de organização são infinitas. Além disso, caso esteja se mudando para um apartamento ou casa menor, uma organização é mais que necessária. 

Portanto, um personal organizer consegue organizar seu novo lar de forma rápida, eficiente e tranquila. Inclusive, ele pode orientar o cliente sobre a função de cada cômodo pensando em atender às suas necessidades e expectativas. Outro ponto interessante que a Mônica comentou foi que o personal organizer também precisa ficar atento para organização corresponder às expectativas do indivíduo, casal ou família. 

 

Nascimento de um filho(a)

Independente se estamos falando da chegada do primeiro filho do casal, ou de um novo membro da família, isso significa uma mudança na rotina. Caso não exista um cuidado e uma preparação prévia, essa grande mudança pode resultar em uma casa muito desorganizada. 

Enfim, o personal organizer pode organizar o quarto do bebê, deixando os itens mais importantes em lugares de fácil acesso para auxiliar os pais. Além disso, ajuda na criação de sistemas de organização que se adaptam à mudança na rotina. 

 

Brinquedos espalhados pela casa

Ainda falando sobre crianças, à medida que elas crescem, a situação da casa pode ficar ainda mais complicada com brinquedos espalhados por todo canto. Neste caso, segundo a organizadora profissional consultada, o planejamento do personal organizer será mais complexo e envolverá mais etapas. Confira: 

 

Espaço próprio para diversão

O primeiro ponto que esse profissional pensa é oferecer um espaço dedicado para guardar os brinquedos e para realizar as brincadeiras. Claro que esse espaço pode ser o próprio quarto da criança, mas é possível existir um cômodo vazio na casa ou apartamento que possa servir perfeitamente. 

Centralizar tudo em um único espaço influencia para que os brinquedos não apareçam na mesa do escritório, nas gavetas da cozinha ou no armário dos pais. 

 

Selecionar o que fica e o que sai

O segundo passo é orientar os pais a sentar com seu filho(a) e decidir que brinquedos e demais itens podem ficar ou não. Inclusive, essa é uma dica que pode ser realizada com frequência conforme a criança ganha mais brinquedos e vai ficando mais velha. 

Porém, crianças podem acabar se sentindo pressionadas a se livrar de certos brinquedos e acabam se arrependendo depois, e tanto você, como o personal organizer não querem deixar a criança chateada. Logo, o importante é não subestimar a capacidade de entendimento e colaboração da criança (a Mônica inclusive comenta que ela pode ajudar mais do que pensa) e ficar atento a sinais que indicam que ela pode se arrepender de determinada decisão. 

 

Reforma de casa ou apartamento

Neste caso, o trabalho do personal organizer precisa ser complementar e funcionando em sincronia com o arquiteto, engenheiros e demais profissionais responsáveis pela reforma para propor soluções adequadas. Por exemplo, se o marceneiro instalar novos armários, o personal organizer pode orientar o cliente a definir os espaços de acordo com o acervo. 

Mas lembrando que uma organização prévia fará com que não sejam confeccionados armários para objetos que não mais deveriam integrar o novo ambiente. O desapego antes dessa etapa é fundamental. 

 

Organizar o escritório 

Como citamos anteriormente, um espaço de trabalho organizado ajuda na sua concentração. Além disso, caso você trabalhe em home office, o personal organizer ajuda a separar documentos pessoais dos profissionais para você não precisar misturar vida pessoal com o trabalho. 

Outra dica que a Mônica nos passou, para pais e mães que trabalham em casa, é a importância de conversar com seus filhos(as) para estabelecer limites para não acontecer uma situação semelhante ao caso da invasão de uma criança no escritório do pai em pleno jornal ao vivo da BBC no Reino Unido. Mas quando isso acontecer, encare com leveza! 

 

 

Roupas sujas acumuladas

Uma situação que a Mônica nos alertou que pode virar uma bola de neve é acumular as roupas sujas com o pensamento: “no final de semana vou lavar e passar tudo”, e todos sabemos que dificilmente isso acontece. Isso porque final de semana é dia de colocar as pernas para o alto e relaxar, não ficar preocupado com as tarefas domésticas. 

Uma ótima dica é que nem toda roupa precisa ser usada uma única vez. Separe blazers e casacos (mesmo os leves de verão), e coloque para ventilar num cabide. 

E sempre observe as outras peças que você tem no armário. Muitas vezes, com a correria, apenas jogamos tudo no cesto. Aí começa o acúmulo. Saber a quantidade de roupas que temos e quantas vezes usamos cada uma, definitivamente vai ajudar nessa tarefa. 

Troque uma tarefa única no fim de semana por lavar algumas vezes ao longo da semana e curta seu merecido descanso no fim de semana! 

 

 

Organizar o “quartinho da bagunça” 

Uma coisa que precisa ficar clara é que até a bagunça pode ser organizada, até mesmo o quarto que você enche de itens de uso esporádico (decoração e árvore de natal, por exemplo), ou as gavetas bagunçadas que você acha que não tem jeito, tem solução. 

Chamado de “quartinho da bagunça” pela Mônica, mas você pode conhecê-lo como sótão, porão, o quarto do “não entra aí que está uma bagunça” e até mesmo espaços menores como uma gaveta, armário ou prateleira. Um personal organizer logo de início tentará desmistificar que a organização para esse espaço é impossível, além de mostrar que essa é a chance de você revisitar um pouco da sua história através de cada objeto encontrado. 

Após essa aceitação, organizar toda bagunça fica mais fácil. Além disso, no final de tudo você perceberá um grande alívio. 

 

Cozinhas pequenas, tem solução?

Segundo a autora do blog “Me Ajuda Mônica!”, geralmente as pessoas imaginam que uma cozinha organizada é sinônimo de muitos armários, porém, não é bem assim. Até mesmo as cozinhas menores podem ter todos os utensílios que você precisa de forma organizada. 

Além de pensar em soluções funcionais, um personal organizer também pensa em soluções que sejam visualmente agradáveis e que se encaixam na sua personalidade. Assim como no problema dos brinquedos espalhados pela casa, também separamos a organização da cozinha em etapas. 

 

Mantenha o que é importante e funcional

Assim como nas dicas anteriores, novamente fica a sugestão de analisar se você utiliza com frequência cada utensílio que possui. É comum acabar encontrando 3 jogos de facas com diferenças mínimas, sendo que 1 já poderia resolver. Além disso, nas redes sociais você provavelmente já viu diversos itens de cozinha vendidos para facilitar sua vida, mas possuem apenas uma função. 

 

Setorizar e Organizar

Depois de contar com todos os itens essenciais para você preparar os pratos mais deliciosos, chegou a hora de escolher onde colocar cada utensílio. O personal organizer provavelmente aconselhará você a separar os objetos em categorias que fazem sentido para você. Ainda lhe ajudará a setorizar áreas da cozinha para guardar determinada categoria de itens para facilitar na sua busca por um em específico. 

 

Imóveis em Campinas merecem um Personal organizer para arrumar seu novo lar!

Depois de conhecer o trabalho do personal organizer e conferir as dicas da Mônica Vieira, está na hora de mudar de vida! Inclusive, caso você não esteja satisfeito com sua casa ou apartamento e acredita que mesmo tudo organizado não seja o suficiente, a Novo Metro ajuda você a procurar o seu imóvel em Campinas

Contamos com diversas opções de casas e apartamentos de diferentes tamanhos e preços para se encaixarem na sua necessidade ou na necessidade da sua família. Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas opções. 

Agradecemos a colaboração da Mônica Vieira neste artigo e deixamos aqui a sugestão de conhecer o conteúdo dela nas redes sociais e em seu blog

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