Entenda os índices de valorização imobiliária e os principais indicadores

Saiba como os índices de valorização auxiliam na definição de preço do imóvel

03/05/2022min de leitura

Acompanhar os índices de valorização do mercado imobiliário é de suma importância para você que deseja investir ou apenas vender o seu imóvel. Para isso, existem diversos indicadores que apresentam dados completos do mercado imobiliário.

Neste artigo, iremos explicar cada um deles e qual é o melhor para o seu objetivo. Continue lendo.

O que é o índice de valorização imobiliária?

Antes de tudo, é muito importante entender o que são os índices de valorização e como são aplicados dentro do mercado:

São as comparações de preço do imóvel que está no mercado com o preço da sua aquisição. Para chegar no preço final é necessário que tenha um histórico com todos os valores para verificar se houve ou não valorização.

Escrevemos quais fatores influenciam na valorização de imóvel, basta conferir nosso artigo completo sobre o assunto aqui.

Agora, conheça quais são os principais indicadores do Brasil para auxiliar na negociação do imóvel:

Os principais indicadores nacionais

Como foi dito, os índices são comparações de preço para identificar a valorização dos imóveis presentes no mercado. Dessa forma, os indicadores são ferramentas que auxiliam e facilitam na coleta de todos os dados: preço, o que está em alta e o que está sendo desvalorizado.

Sendo assim, confira os principais indicadores do Brasil:

Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C)

Em primeiro lugar temos o IGMI-C, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Seu objetivo busca indicar se existe valorização e rendimento de aplicações referente aos imóveis comerciais. Desse modo, suas informações são baseadas em participantes do mercado como:

- Consultores;

- Administradores;

- Gestores de carteiras imobiliárias.

Índice Geral de Preços Imobiliários - residencial (IGMI-R)

Do mesmo modo que o IGMI-C, o Ibre/FGV juntamente com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) são responsáveis pelo cálculo do IGMI-R. Este indicador busca apresentar a variação de preços dos imóveis residenciais a partir de laudos de imóveis financiados pelos bancos.

INCC (Índice Nacional da Construção Civil)

Certamente este indicador é o mais antigo do Brasil, sua primeira publicação foi realizada em 1950. O INCC é perfeito para você acompanhar caso tenha o desejo de comprar o imóvel ainda na planta. Além disso, ele também é utilizado para indicar a correção monetária do valor a ser pago como entrada no imóvel na planta.

IVG – R (Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados)

O IVG – R estima a tendência de preço a longo prazo dos valores de imóveis residenciais no Brasil baseado nas informações do Banco Central do Brasil. Utiliza em sua avaliação os valores dos imóveis dados em garantia a financiamentos imobiliários.

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

Em contrapartida, temos o IPCA que é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é responsável por indicar a inflação do país. Ou seja, quanto maior for o IPCA, mais os preços vão aumentar vertiginosamente mês a mês.

Índice FipeZap

Por fim, temos o índice de valorização FipeZap, ou de Preços de Imóveis Anunciados. Ele é gerenciado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e pelo portal Zap Imóveis.

Este indicador considera os valores que são oferecidos nos anúncios feitos no site ou em outras fontes da internet. Mensalmente ele apresenta a análises baseadas em 500.000 ofertas.

Índices de Valorização: Faça uma consulta com especialistas

Em suma, estes são os principais indicadores de valorização para você saber como está a movimentação dentro do mercado imobiliário e como negociar sem correr riscos de perder dinheiro.

Para te auxiliar nesta etapa, você pode entrar em contato com especialistas que vão te orientar do inicio ao fim da melhor forma possível.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa