Como comprar seu primeiro imóvel com segurança

Neste artigo você acessa dicas práticas para comprar o primeiro imóvel e ter tranquilidade em um dos momentos mais decisivos da sua vida.

11/10/2022min de leitura

Comprar o primeiro imóvel é um passo sempre visto como sucesso da vida adulta e, igualmente, sinônimo de independência. Então, se você se encontra nessa etapa, primeiramente, merece nossos parabéns pela decisão!  

Mas saiba que, para comprar sua primeira casa ou apartamento com tranquilidade e sem surpresas desagradáveis, alguns cuidados devem ser tomados. Dessa forma, este artigo pretende ser o seu guia nesse momento. Vamos lá? 

 

Avalie os números atuais do setor

Realizar um sonho como esse merece ser uma etapa a ser vivida sem surpresas desagradáveis. Mas isso só é possível se houver muito planejamento e clareza a respeito dos processos que eventualmente surgirão. 

De qualquer maneira, é importante que você possua acompanhamento de um especialista imobiliário para que não se arrependa da escolha, invista os seus recursos da melhor forma e possa se manter atualizado sobre o mercado. 

De acordo com dados da Câmara Brasileira de Construção (CBIC) em parceria com o Senai, a venda de novos imóveis cresceu 12,8% em 2021 em comparação a 2020, ano em que o setor mais se beneficiou da valorização dos imóveis, bem como a redução da taxa Selic e o acesso mais facilitado ao crédito. 

Assim, as estimativas são que, em 2022 esse crescimento permaneça, mesmo levando em consideração as mudanças do atual cenário econômico e, da mesma forma, o aumento dos custos de matérias-primas para a construção.  

Isso se dá porque, 42% das pessoas que responderam a uma pesquisa da FipeZAP declararam ter a intenção de investir em um novo imóvel a partir do segundo trimestre de 2022 e 82% delas o fariam para morar e não como investimento.  Entender estas variações do mercado pode auxiliar você a compreender o segmento e avaliar o melhor momento para comprar seu primeiro imóvel.

Dicas para comprar primeiro imóvel com tranquilidade

Agora que você ficou entusiasmado com as notícias, mas por outro lado, ainda não sabe por onde começar, trouxemos aqui algumas dicas para facilitar a sua vida antes de você se aventurar nesse sonho do primeiro imóvel. Acompanhe: 

Faça uma boa pesquisa sobre o mercado imobiliário da região pretendida

Já mencionamos a importância de possuir acompanhamento de um especialista imobiliário nessa etapa, já que uma densa pesquisa deve ser feita entre os imóveis disponíveis na região pretendida e até mesmo em outras regiões que estejam dentro da sua faixa de investimento.  

Isso é imprescindível para que haja uma sondagem real do mercado e das opções que melhor atendem aos seus objetivos atuais e futuros. Não economize nas buscas! 

Trace seus objetivos com a compra do imóvel

Ter os pés no chão é muito importante quando se está em fase de planejamento. Alinhe todas as suas expectativas baseadas em suas buscas, mas pense além.  

Por exemplo, analise suas necessidades, projetos futuros e calcule as possíveis mudanças que podem ocorrer em sua vida pessoal no quesito filhos, mudança próxima, ou possibilidades na carreira profissional que poderão fazer com que o imóvel escolhido agora não seja tão vantajoso no futuro.

Avalie seu orçamento

Tenha muito claro o seu investimento disponível. Nessa etapa também é importante já saber se sua aquisição se dará por financiamento ou outra modalidade. Se essa será a sua opção, fique atento às etapas como comprovação de renda, aprovação do empréstimo e valor de entrada. 

Aliás, se você preferir procurar instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, Santander, Banco do Brasil, Bradesco ou Itaú, saiba de antemão que não há como escapar de uma análise criteriosa de crédito. 

Aqui também, talvez seja o momento de você se decidir sobre uma possível necessidade de composição de renda, a aquisição de um imóvel novo ou usado e avaliar os benefícios e as desvantagens de cada um. 

Procure por auxílio especializado

Se depois de ler as informações acima, você ainda acha que pode se orientar sozinho, saiba que pode se deparar com problemas.

Por outro lado, eles são evitáveis se procurar por auxílio especializado, já que para a compra de imóveis novos, o profissional imobiliário está mais por dentro dos lançamentos, poderá fazer sondagem dos preços e até sinalizar oportunidades em pré-lançamento ou imóveis novos que estão selecionados como unidades remanescentes, que sempre possuem um valor mais abaixo em comparação ao lançamento. 

Acima de tudo, uma consultoria também pode esclarecer sobre o possível uso do FGTS para a entrada, a análise de toda a documentação, tradução dos termos técnicos e dicas para que seu processo transcorra com tranquilidade.

Vale citar também que contar com uma consultora imobiliária permite uma compra mais sadia pelo fato das imobiliárias geralmente possuírem uma acessória jurídica que preza pelos direitos da lei. Isso com certeza facilitará todo o seu processo de compra.

Erros mais comuns ao comprar o primeiro imóvel

Por fim, queremos alertar você a respeito dos erros mais comuns na compra de um imóvel. Se você já passou das fases de escolha e planejamento, em suma, basta ficar atento para não cair nas ciladas abaixo! 

Erro 1 - Não ler o contrato com atenção

Leia e pesquise sobre todos os termos e siglas citados no contrato. Se necessário, peça ajuda a um advogado ou, similarmente, ao seu corretor. 

Erro 2 - Não verificar a documentação completa 

É essencial que você verifique algumas documentações antes de comprar um imóvel, são elas?

- Certidões negativas de IPTU do imóvel;

- Matrícula atualizada (para garantir que o imóvel não tenha nenhum ônus);

- CND do condomínio (para garantir que imóveis em condomínios não tenha pendências de pagamento);

- INSS, documento de Justiça Criminal e Cível e todas as certidões do proprietário: CND cível, CND trabalhista, CND de ações da fazenda estadual, CND da dívida ativa da união, CND dos cartórios de processo de CND da Justiça Federal;

- Além das certidões do proprietário, é importante que seja verificado as certidões do local que o proprietário reside;

- Documento de quitação de serviços essenciais com água, energia e internet do imóvel.

Erro 3 - Não verificar processos judiciais do proprietário

No caso de imóveis prontos, é imprescindível que você pesquise a fundo a documentação do atual proprietário para não ter surpresas desagradáveis no meio do processo.

Erro 4 - Comprar pela emoção 

O passo do primeiro imóvel é um marco na vida adulta, mas não deixe que isso atrapalhe sua avaliação. Adquira com olhos de investidor e não se deixe levar apenas pela beleza do decorado na planta e pela decoração já feita pelo proprietário, por exemplo. 

Erro 5 - Não observar cuidadosamente a localização 

Agende visitas em diferentes horários nos mesmos imóveis para que você possa, principalmente, avaliar a movimentação da rua, comércio local e vizinhança. 

Erro 6 - Não vistoriar corretamente

Se necessário contrate um engenheiro ou arquiteto para fazer a vistoria com você. Não confie em olhos leigos nesse momento. Até porque, mais de uma pessoa avaliando torna o processo muito mais eficiente.

Erro 7 - Ignorar taxas de documentação

Não seja pego de surpresa com as taxas que podem vir dos processos de documentação. A melhor ação é, certamente, pesquisar e englobar tudo nos seus custos. Também é importante se consultar com o seu corretor para uma melhor orientação sobre esses custos como ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), da escritura do imóvel e para registrar essa escritura.

Erro 8 - Não organizar as parcelas 

Organize todos os seus custos em planilhas ou aplicativos, primordialmente. Prever os gastos é a melhor forma de estar atento e não comprometer sua renda nesse momento. 

Erro 9 - Não conhecer o descritivo do imóvel

Para imóveis na planta, o memorial descritivo é a sua garantia de receber os itens prescritos no momento da compra. Logo, este documento traz em detalhes tudo que será executado em uma obra e também todos os materiais que estarão presentes no imóvel, como instalações elétricas, metais, louças e revestimentos. Também não se esqueça de estar ciente sobre a permissão de animais de estimação no local, bem como outras regras de convivência.

E aí, te ajudamos na decisão de comprar o primeiro imóvel?

Esperamos ter colaborado com esse momento tão importante da sua vida. Leia outros posts em nosso blog e fique por dentro de todos os assuntos mais interessantes do mercado imobiliário. 

Caso precise de mais esclarecimentos, entre em contato com a Novo Metro! Será um prazer estar com você nessa jornada do primeiro imóvel.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":