Riscos em comprar um imóvel sem uma imobiliária

Comprar um imóvel pode se tornar um pesadelo rapidamente, porém, com uma imobiliária ao seu lado, tudo é mais fácil. Confira os riscos que você pode evitar.

26/04/2023min de leitura

Riscos em comprar um imóvel sem uma imobiliária 

Saiba os riscos em comprar ou alugar um imóvel, seja você um comprador, inquilino ou proprietário 

O sonho da casa própria é compartilhado por muitos brasileiros. Porém, mesmo você pesquisando sobre o mundo imobiliário e estando pronto para comprar o seu imóvel, você ainda pode ter dores de cabeça por não contar com uma imobiliária especializada. Além disso, caso seja proprietário de um imóvel, tudo que você não quer é sentir que fez um mau negócio. 

Quer saber mais sobre esses riscos? Leia o artigo! 

 

Quais os principais riscos em comprar um imóvel sem uma imobiliária? E os riscos de vender um imóvel?

Comprar um imóvel é uma grande conquista para qualquer indivíduo, casal ou família, afinal, isso significa mais liberdade, tranquilidade e conforto. Porém, com essa liberdade também vem as burocracias do governo. 

Por outro lado, caso você seja o proprietário de um imóvel e tenha interesse em vendê-lo, você também pode ter problemas sem uma imobiliária especializada ao seu lado. 

Listamos alguns riscos que você (comprador ou proprietário) podem encontrar se não contar com uma imobiliária experiente no assunto:

 

Riscos para comprador

Documentação Fraudulenta 

O Brasil é repleto de burocracias em diversos aspectos da sociedade e qualquer errinho na documentação pode gerar problemas no futuro. Além disso, o estelionato (fraude em contratos e convenções, com o intuito de induzir alguém a uma falsa concepção de algo a fim de obter vantagem ilícita) é o crime mais praticado no país. 

É importante você saber que uma imobiliária especializada fica atenta ao seu contrato para se certificar que tudo está de acordo para todas as partes. 

Primeiramente, a imobiliária analisa se todas as informações necessárias estão presentes e se o acordo está claro e objetivo para evitar interpretações duvidosas na hora de comprar um imóvel.

 

Você pode pagar mais ao comprar um imóvel 

Antes de mais nada, caso exista uma inexperiência de ambas as partes, o valor do imóvel pode ficar mais caro ou barato que seu valor de mercado, ocasionando um prejuízo para uma das partes. 

Uma imobiliária está sempre atenta ao mercado e aos valores exatos de imóveis, independentemente de onde eles estejam localizados. Portanto, durante a negociação, ela será transparente e apresentará os valores reais para garantir o melhor acordo para ambas as partes.

 

Problemas na Inspeção

Dificilmente alguém compra um imóvel sem realizar uma inspeção prévia, ainda mais, pode acontecer de as imagens divulgadas serem enganosas. Definitivamente, as inspeções são uma ótima forma de evitar fraudes e deixar registrado em um documento os problemas ou potenciais problemas que precisam ser resolvidos antes do fechamento do negócio. 

Mesmo você sendo uma pessoa muito atenta, às vezes é possível que algo passe despercebido. As imobiliárias têm responsáveis especializados em realizar a inspeção em imóveis, seja em aspectos visíveis ou mesmo estruturais, para garantir a qualidade do local.

 

Evitar Burocracia

Como citamos anteriormente, a legislação do Brasil é repleta de burocracias e se você acha que não contratar uma imobiliária pode ajudar a evitar algumas, você está muito enganado. Mesmo sem uma imobiliária, na hora de comprar um imóvel a burocracia continua, sem falar que você estará centralizando todo o trabalho exclusivamente em você. 

Isso quer dizer que você eventualmente terá que ler diversos documentos com jargões jurídicos que nem sempre são fáceis e claros de entender. Além disso, é preciso ter conhecimento da legislação imobiliária, que também está repleta de conceitos complexos e normas de níveis federais, estaduais e municipais.

 

Perder o imóvel dos sonhos

Mesmo que você dedique boa parte do seu dia para procurar o imóvel ideal, você ainda precisará trabalhar e cuidar de outros assuntos. Assim, é muito provável que você perca uma excelente oportunidade. 

Contudo, uma imobiliária especializada fica atenta a todas as oportunidades em todos os lugares de interesse para garantir a compra do imóvel ideal. Assim, você não perde tempo e consegue seu imóvel rapidamente.

 

Comprar um imóvel exige conhecimento 

Por fim, como você pode perceber, ficar atento a todos esses detalhes e estar preparado para imprevistos pode ser desgastante. As imobiliárias servem como uma barreira para você não precisar se desgastar tanto e focar em apenas analisar as ofertas e escolher o imóvel dos sonhos.

 

Riscos como proprietário 

IPTU irregular

Antes de qualquer pensamento em vender um imóvel, é importante se certificar que as obrigações fiscais dele estão em dia, como, por exemplo, o IPTU. Em suma, isso pode acabar resultando em problemas para você e o comprador. 

Um dos setores de uma imobiliária é o de contabilidade, que justamente auxilia para que tudo ocorra com as suas devidas obrigações fiscais, independente se você estiver vendendo ou alugando um imóvel.

 

Visibilidade em seu Anúncio

Anunciar um imóvel pode ser até uma tarefa fácil, afinal, existem diversas plataformas em que você pode anunciar em poucos segundos. Porém, não se engane: se você quiser que seu anúncio seja visto pelas pessoas certas, uma imobiliária experiente (como a Novo Metro) ao seu lado, é a solução. 

Além disso, a imobiliária fica responsável por atender os interessados e por cuidar da visitação do local. Prático, não é?

 

Erro na Precificação

Uma forma de afastar pessoas interessadas em comprar (ou alugar) um imóvel é a má precificação, e, mesmo com uma precificação correta, você precisa estar pronto para receber ofertas e negociar com o interessado. 

Assim, uma imobiliária experiente fica atenta até nos mínimos detalhes para colocar um preço competitivo no imóvel para atrair pessoas interessadas. Ela também ajuda na negociação para que ambas as partes fiquem satisfeitas.

 

Mas e se planejo alugar um imóvel, seja como inquilino ou locador, também existem riscos?

Alugar um imóvel pode ser uma ótima decisão se estiver pensando em uma alternativa para economizar. Porém, diferente do que possa parecer, o processo não acaba quando você recebe as chaves. Na verdade, esse é apenas o início de um longo relacionamento que exige cuidado e experiência. 

Isso serve para o locatário também, é preciso estar disposto a lidar com frequência com seus inquilinos e estar atento às suas obrigações para não ficar no prejuízo. 

Certos riscos apresentados anteriormente (como da documentação) também servem para o aluguel de um imóvel. Portanto, listamos os riscos particulares do aluguel que podem causar dor de cabeça. Confira:

 

Riscos como locatário

Inadimplência

A fim de garantir um relacionamento saudável para ambas as partes, elas precisam estar atentas às suas obrigações. Um cenário que acontece com frequência no mundo imobiliário é o problema do aluguel em condomínios. 

Caso o proprietário do imóvel não pague a taxa condominial e multas (se houver), o resultado pode ser prejuízos para você, locatário, sem falar que até o proprietário pode ser acionado na Justiça. 

Por outro lado, se o locatário não pagar o aluguel corretamente, o locador pode ficar no prejuízo.

 

Cobranças Desproporcionais e Indevidas 

Como resultado da inadimplência por uma das partes, cobranças desproporcionais ou indevidas podem acontecer, porém, talvez isso aconteça porque nenhuma das partes sabe a maneira correta de cobrar os prejuízos. 

Uma imobiliária especializada deixa esses detalhes no contrato, antes mesmo da chave ser entregue, justamente para evitar maiores problemas como indenizações.

 

Desconhecimentos sobre as regras de Fiador

Caso você esteja alugando um imóvel e tenha a necessidade de um fiador, existem certas regras que se não cumpridas se tornarão um pesadelo no futuro. Inclusive, existe a Lei do Fiador, que você consegue ler detalhadamente clicando aqui

Por exemplo, se você é casado, é importante deixar o nome do seu cônjuge no contrato também. Pode parecer um detalhe pequeno, mas são eles que acabam causando mais problemas.

 

Riscos como locador

Não cumprimento da Lei

Assim como acontece ao vender um imóvel, o processo de alugar um imóvel também exige experiência. Muitas vezes você pode ficar animado demais em fechar um excelente negócio e acabar esquecendo de confirmar informações e dados importantes para a locação estar dentro da lei. 

Dessa forma, o resultado pode ser a necessidade de entrar na Justiça contra o locatário por erros que poderiam ser evitados no começo do processo com uma boa revisão contratual de uma imobiliária.

 

Garantias Locatícias Insuficientes

As garantias locatícias são uma forma do proprietário ficar protegido por uma possível falta de pagamento do aluguel por parte dos inquilinos por algum imprevisto ou demais justificativas. 

Sem o auxílio de uma imobiliária especializada, pode acabar faltando informações referentes a essa garantia, deixando o locador no prejuízo.

 

Perfil do Inquilino

É comum você estar procurando um inquilino específico para o local disponibilizado, sobretudo se esse imóvel for importante para você e se existe um interesse em ocupá-lo no futuro. 

Uma imobiliária especializada ajuda você a anunciar o imóvel de forma mais assertiva para atrair um público específico, além de adicionar cláusulas contratuais pertinentes para você e uma análise no crédito disponível do inquilino.

 

Transtorno com manutenção residencial 

Outro detalhe recorrente no aluguel de imóveis é alugar para vários inquilinos diferentes, ou seja, você precisa manter o local impecável para alugá-lo mais de uma vez. 

Uma vistoria correta, como já comentada anteriormente, é a solução perfeita e evita problemas e reclamações dos inquilinos no futuro.

 

A importância de uma imobiliária especializada 

Como você pode perceber através dos tópicos anteriores, é praticamente impossível se livrar de riscos, independente se você pretende comprar, vender ou alugar (como proprietário ou locatário) um imóvel. São muitos pequenos detalhes que podem acabar resultando em problemas gigantescos. Mas com a consultoria correta, esses problemas podem ser evitados. 

Portanto, temos um artigo especial justamente comentando toda a importância de uma imobiliária no fechamento do negócio. 

Lembre-se que a Novo Metro tem anos de experiência no mercado e está pronta para auxiliá-lo a encontrar a melhor opção de moradia em Campinas e região! Entre em contato com a Novo Metro e fale com nossos corretores através do WhatsApp (19) 2519-7777. 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":